Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Historia de Washington
Avenida Pennsylvania em direcao ao Capitolio - Foto: Jaakko H
Avenida Pennsylvania em direcao ao Capitolio - Foto: Jaakko H

Diversas tribos nativas americanas já estavam estabelecidas na região, milhares de anos antes da chegada dos primeiros europeus. A maioria destas tribos fazia parte de dois grupos indígenas distintos: os salishianos e os penutianos. Os primeiros viviam primariamente no norte e no litoral de Washington, enquanto os penutianos viviam primariamente no interior, ao longo do oeste e no sul do estado. Os primeiros europeus a explorarem Washington foram os Espanhóis, após a década de 1750. Os espanhóis exploraram intensivamente o litoral do atual estado, e reivindicaram Washington à coroa espanhola. Porém, não fundaram nenhum assentamento permanente. Tais explorações foram feitas sob o medo de uma expansão russa, que então controlava o Alasca, em direção ao sul. O britânico George Vancouver foi o primeiro europeu a mapear o litoral do atual estado de Washington, ao longo do ano de 1792. Porém, os britânicos, ao menos inicialmente, também não se interessaram em fundar quaisquer assentamentos permanentes na região, embora reivindicassem a região à coroa britânica.

O americano Robert Gray, juntamente com sua expedição, composta por caçadores e comerciantes, tornaram-se os primeiros americanos a explorar o interior de Washington, tendo partido de Boston, Massachusetts, a mando de uma companhia privada. Eles desembarcaram no litoral de Washington em 1792. O Estados Unidos passaram então a reivindicar a região. Comerciantes e caçadores britânicos e americanos caçavam e comercializaram na região do atual estado de Washington. A Companhia da Baía de Hudson fundou o primeiro assentamento permanente na região, a atual cidade de Vancouver. No início do século XX, a reputação de Washington no país era de uma terra perigosa e selvagem, tanto como o resto do oeste americano, só que com madeireiros substituíndo os cowboys e as florestas do estado substituído os desertos. Uma cidade em particular, Aberdeen tinha a reputação de ser a cidade mais dura do oeste do Mississipi, devido ao jogo, violência, uso generalizado de drogas e prostituição.

Seattle prosperou com a migração populacional americana rumo ao Havaí e ao Alasca, sendo que foi um centro primário de abastecimento do Havaí por várias décadas, e é até hoje o centro principal de abastecimento do Alasca. A economia de Washington passou a prosperar enormemente com o início da Primeira Guerra Mundial. A produção de madeira e alimentos aumentou enormemente. Seattle também tornou-se uma cidade industrializada, sendo uma das maiores fabricantes de navios e aviões em geral ao longo da guerra. A Boeing foi criada em 1917 em Seattle. A guerra gerou maior união entre os trabalhadores do estado, e vários sindicatos foram criados em Washington. Após o fim da guerra, em fevereiro de 1919, os sindicatos da cidade organizaram uma greve geral em Seattle. Mais de 60 mil trabalhadores entraram em greve.

Fonte: Wikipédia

 

Conheça mais sobre Washington
Destinos Estados Unidos
Publicidade