Últimos posts
História de Barra dos Garças
Disco porto de Barra do Garcas - Foto: Adelano Lazaro (Licença-Dominio publico)
Disco porto de Barra do Garcas - Foto: Adelano Lazaro (Licença-Dominio publico)

A fundação do povoado deu-se em 13 de junho de 1924 , dia do padroeiro Santo Antônio, por Antônio Cristino Côrtes, Francisco Luiz Esteves e Francisco Dourado. A primeira atividade econômica foi a mineração, que era feita concomitantemente com agricultura e pecuária de subsistência[10] . O crescimento da cidade possibilitou sua emancipação em 15 de setembro de 1948 (via transferência da sede de município, antes localizada em Araguaiana)[8] com 212 mil km² e ampliado posteriormente para 273,476 mil km², tornando-se, na época, o maior município do mundo
Fundação Brasil Central.

Na década de 40, com a instalação da base da fundação na cidade vizinha de Aragarças, a cidade sofreu um segundo período de crescimento acentuado.Também nesta época houve a transferência de sede de município de Araguaiana para Barra do Garças .

Sudam
Com a Sudam, a partir de 1967, o município teve um terceiro período de crescimento . Todavia uma parte expressiva dos migrantes se assentou na parte norte do município, apoiado pela política de colonização então empreendida, criando novas povoações como Água Boa, Canarana, entre outros.

Fase dos Incentivos Fiscais
Entre 1965 e 1973 houve forte incentivo fiscal por parte dos órgãos SUDAM e SUDECO .Foi nesta época que houve a ligação da cidade com a rede de energia elétrica, o asfaltamento das ruas centrais, entre outras melhorias na infra estrutura.

Conheça mais sobre Barra dos Garças
Destinos Mato Grosso
Publicidade