Últimos posts

Ecossistemas Brasileiros

Piuvial Florida - Foto:Junior Morigi - (Licença: CC-BY-SA-3.0)
Piuvial Florida - Foto:Junior Morigi - (Licença: CC-BY-SA-3.0)

O Estado do Mato Grosso tem como peculiaridade acolher em seu território três dos mais importantes ecossistemas brasileiros: o Cerrado, a Floresta Amazônica e o Pantanal. Ao mesmo tempo, é no Mato Grosso que estão as nascentes das duas maiores bacias hidrográficas do continente: a amazônica e a platina. Com tais atributos naturais, o estado apresenta uma ampla diversidade de paisagens e de espécies de fauna e flora, com alta incidência de endemismo, ou seja, de espécies encontradas apenas em sua região.

O estado definiu dois pólos ecoturísticos: o Pólo do Norte Mato-Grossense, que tem Alta Floresta como portão de entrada e envolve outros dez municípios da região, e o Pólo do Guaporé Mato-Grossense, próximo ao rio Guaporé e ao Pantanal, que tem o município de Cáceres como principal acesso ao ecoturismo na região.

O norte mato-grossense, além de dispor de boa infra-estrutura e, inclusive, de um aeroporto em condições de receber jatos comerciais, Alta Floresta tem como grande atrativo os rios e as belezas do Parque Estadual do Cristalino. Localizado a 39 km do centro do município, o Parque oferece aos visitantes trilhas pela mata, atividades nos rios Cristalino e Teles Pires e visitas à Cachoeira de Sete Quedas, lugares ideais para a prática do rafting, da canoagem e da pesca esportiva.

Por acolher grande diversidade de espécies endêmicas, como o macaco-aranha-de-cara-branca, e de aves, o Parque Estadual é, também, um paraíso para observadores de fauna. É no rio Cristalino que está o famoso Jungle Logde, pousada que atrai grande número de visitantes estrangeiros, especialmente ornitólogos e observadores de aves. Outros grandes atrativos desse pólo são o sítio arqueológico Pedra Preta, com 30 mil metros quadrados de inscrições rupestres, em Paranaíta; o salto Dardanelos e a Cachoeira das Andorinhas, em Aripuanã; e o encontro das águas do rio Arinos com as do rio Juruena.

Situado no sudoeste do estado, o Pólo Guaporé tem como atrativos as paisagens de Cerrado e de floresta protegidas por um corredor de unidades de conservação que se estendem até Rondônia. São florestas primárias, cachoeiras, corredeiras e praias como as do rio Guaporé, o maior da região. Há, ainda, sítios arqueológicos e uma cultura original, que se expressa fortemente na culinária local. Cáceres, distante 215 quilômetros da capital Cuiabá, foi escolhida para ser o portão de acesso às belezas do pólo Guaporé por sua posição geográfica e boa infra-estrutura.

 

Fonte: www.ambientes.ambientebrasil.com.br

 Veja também
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100...Saiba mais
Ao norte de Mato Grosso, em um dos mais ricos trechos da Amazônia brasileira, encontra-se o Pólo de Ecoturismo da região norte. São atrativos únicos e diferenciados, tais como o Parque Estadual ...Saiba mais
O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira e originalmente ocupava uma área de quase dois milhões de km², sendo que hoje ocupa cerca apenas 20% do total. Em Mato Grosso a área ocupada...Saiba mais
Destinos Mato Grosso
Publicidade