Últimos posts
O que fazer em Torres
Igreja de São Domingos - Foto: Tetraktys (Licença-cc-by-sa-3.0)
Igreja de São Domingos - Foto: Tetraktys (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na bela cidade de Torres, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Traços neoclássicos e neogóticos
Quando for a Torres conheça a primeira igreja a ser construída no trecho entre Laguna, a Igreja de São Domingos, construída em 1815.  Sua decoração é em estilo eclético, com traços neoclássicos e neogóticos, predomina-se porém, alguns elementos do barroco colonial tardio, de forma muito simplificada. A fachada externa apresenta um pequeno adro com escadaria de poucos degraus, que o leva à porta central de arco abatido, ladeada de dois arcos emoldurando cruzes em relevo. Já na parte superior, são três janelas também de arco abatido.

Prática de esportes aquáticos
Não deixe de conhecer e registrar sua presença na Lagoa do Violão no centro da cidade. Seu nome é em razão do seu formato original assemelhando-se a um violão. O local é bastante utilizado para a prática de esportes aquáticos.

Para um bom mergulho e deliciosos banhos, Torres lhe disponibiliza suas praias maravilhosas, onde destacamos:

Praia Molhes
Praia de grande extensão, é um dos recantos da cidade. Costuma receber um bom número de turistas todos os anos, mas é no verão que essa praia fica repleta de visitantes. A maior parte dos que frequentam o lugar são jovens, que aproveitam para pegar algumas ondas e jogar futebol na areia. Conta com uma espaçosa faixa de areia dourada e grossa, o mar possui boas ondas e águas limpas. É ideal para o banho e para o surf. A pesca também costuma ser praticada na região por algums moradores. Com boa infraestrutura turística, em sua orla existem diversos prédios, além de bares e restaurantes. É uma boa opção para um agradável dia na praia.

Praia da Guarita
É um dos balneários que compõem os 23 quilômetros de orla marítima de Torres, município que faz divisa com Santa Catarina e que tem como vias de acesso a BR-101 (para quem vem do norte ou do sul) e a RS-389, a Estrada do Mar (para quem vem do sul). Comparando-se distâncias deste balneário com as capitais mais próximas e tomando-se como ponto de partida o centro de Torres, a distância é de 197 quilômetros de Porto Alegre e 280 quilômetros de Florianópolis. A praia da Guarita se localiza entre falésias (as torres, que dão nome à cidade), tendo ao norte o Morro das Furnas e ao sul o Morro da Guarita, com um pináculo isolado ao centro. Integra a área de proteção ambiental do Parque da Guarita.

Praia da Itapeva
Possui seis kilômetros de extensão e fica após o Parque da itapeva. Esse nome foi devido ao Morro da Itapeva que em tupi guarani significa 'pedra chata'. No passeio ao Morro da Itapeva, inclui visita ao Camping Itapeva, áreas de Mata Atlântica, trilhas naturais pela vegetação nativa, dunas e lagoa. O morro se estende da lagoa até o mar.

Ilha dos Lobos
A Ilha dos Lobos tem formação de origem vulcânica, provavelmente a mesma das Torres. Fica a cerca de 1.800 metros da preamar e é uma Unidade de Conservação, qualificada como Refúgio da Vida Silvestre e mantida sob a responsabilidade da unidade de Torres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Na Ilha é terminantemente proibida qualquer atividade náutica que vão desde pesca à esportes náuticos como o surf.

É irrestível esse passeio. O local é habitado por lobos e leões marinhos que o utilizam como descanso em suas rotas migratórias, além de inúmeras aves de todas as espécies, como oceânicas, corais e mariscos. A Ilha dos Lobos é um dos mais importantes atrativos turísticos, onde no verão, recebem barcos de turismo que circulam ao seu redor.

Não deixe de ir também durante o mês de agosto a novembro, época comum das baleias francas passarem pelo Rio Grande do Sul. São baleias que procuram águas mais quentes para procriar e ter filhotes. Em Torres, o Morro do Farol, um dos pontos turísticos mais visitados, tem um observatório perfeito para asistir as peripécias das Baleias Francas. Também entre os três morros à beira-mar, é o único que tem acesso de carro, sendo o local preferido de moradores e turistas para observar a imensidão do mar.

Passeios de barco pelo Rio Mampituba
Uma deliciosa opção também é fazer Passeios de barco pelo Rio Mampituba vendo os municípios de Torres e Passo de Torres, manguezais, vegetação nativa, pássaros, destacando as curvas acentuadas do rio, em seu caminho natural. Sua foz foi fixada pelos molhes, o que facilita a saída dos barcos pesqueiros.

Mais um cartão postal de Torres
Conheça e faça uma caminhada pela tradicionalmente conhecida como Praça dos Cavalos ou Quatro Praças. A Praça João Neves da Fontoura recebe o nome de ilustre personalidade brasileira. Em 1996, uma proprietária de apartamento em torno da praça procurou outros proprietários para revitalizá-la, ou seja, basicamente substituir casuarinas por árvores frondosas, flores e bancos que melhor acolhessem os usuários. Em 2000 foi adotada pela Associação dos Condomínios da Praça João Neves da Fontoura, desde então, empenhada em manter o local atraente, como mais um cartão postal de Torres.

Conheça mais sobre Torres
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade