Rua da Boite kiss- - Foto: Clube Trekking Santa Naria (Licença-cc-by-sa-2.0) |
Na encantada cidade de Santa Maria, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Afrescos do renomado artista italiano Aldo Locatelli
Com uma arquitetura eclética e inaugurada em 1909, não deixe de conhecer a Catedral Diocesana, a qual grega elementos de vários momentos da história e arte, a exemplo do barroco e neoclássico. Em seu interior são encontrados afrescos do renomado artista italiano Aldo Locatelli, apresentando como temática, Nossa Senhora Imaculada Imaculada Conceição.
Um acervo impressionante de materiais didático
Uma visita ao Museu Gama d' Eça, lhe agracia com um acervo impressionante de materiais didático paleontológico, arqueológico e históricos, contando um pouco da trajetória da UFSM. incorporando ao seu acervo em 1981 as peças do Museu Victor Bersani, pertencendo este a Sociedade União Caixeiros Viajantes num total de 6 mil peças.
Milhares de romeiros de todo o Brasil
A Basilíca N.S. Medianeira é um outro atrativo local que não deve ficar de fora de seu roteiro. Inaugurada em 1985, a padroeira do RS, realiza no segundo domingo do mês de Novembro sua famosa romaria, com a participação de milhares de romeiros de todo o Brasil. Vale também dá uma esticadinha ao Santuário Venera Maria como Rainha Mãe e Vencedora Três vezes Admirável a qual, seguindo o mesmo padrão da 1ª capela em estilo gótico e originários da Alemanha.
Recebeu de Israel o nome do prêmie Itzhak Rabin
Com pedra fundamental da sinagoga Itzhak Rabin lançada em 1926, passa a ser uma visita imperdível. No ano de 1997, a sinagoga ganhou uma restauração e recebeu de sua comunidade de Israel o nome do prêmie Itzhak Rabin, assassinado em 1995. Sua belíssima arquitetura tem influência das construções oriundas dos imigrantes da Bessarábia, atual Ucrânia e Romênia, ressaltando os elementos geométricos e a simetria de sua fachada .
Possui milhares de peças
Considerado um dos maiores e mais completos museus do estado, o Museu Vicente Pallotti aguarda sua visita. Possui milhares de peças, classificadas em diversas seções como: mineralogia, arqueologia, paleontologia, zoologia, iconografia, botânica, material bélico, antigüidades, muita arte e a cultura indígena.