Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
História de Caxias do Sul
Reitoria da universidade de Caxias do Sul - Foto: Tetraktys (Licença-cc-by-sa-3.0)
Reitoria da universidade de Caxias do Sul - Foto: Tetraktys (Licença-cc-by-sa-3.0)

A história de Caxias do Sul, um dos principais municípios do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, começa antes da colonização italiana na região. Habitada desde tempos imemoriais por índios caingangues nômades, no século XVII a área era percorrida pelos missionários jesuítas, que, nela, tentaram fundar reduções, mas sem sucesso, sendo registrada a presença, no distrito de Santa Lúcia do Piaí, do padre Cristóvão de Mendoza, que ali foi morto pelos nativos em 1635.

Um pouco antes de 1790, as terras onde hoje é o distrito de Fazenda Souza foram ocupadas por Inácio Souza Corrêa, soldado do destacamento de Santo Antônio da Patrulha, que, ali, fundou uma estância para criação de muares, mas o povoamento efetivo só ganharia impulso com a chegada de levas de imigrantes italianos a partir de 1875. Desde então, se desenvolveu rapidamente para, em 2008, ser uma das 50 maiores cidades do país, com mais de 400 mil habitantes, tornando-se uma das mais fortes economias do estado.

No início da década de 1870, a Itália, ainda sofrendo com os problemas das Guerras de Unificação, começou a enfrentar as consequências da recessão econômica mundial de 1873-74. Além disso, a concorrência desfavorável com os cereais produzidos na América do Norte desestruturou a economia agrícola italiana, causando êxodo rural, declínio dos ofícios artesanais e da produção de alimentos e o surgimento de um excedente populacional nas cidades sem qualificações para o trabalho urbano. O resultado foi a fome e o empobrecimento, e a solução encontrada foi a emigração .

No Brasil, na época, o sistema escravocrata estava sendo minado com a proibição do tráfico de escravos (1850) e com a promulgação da Lei do Ventre Livre em 1871, ocasionando a diminuição de oferta de mão de obra barata, e surgia a ideia de se empregar trabalhadores livres. O Brasil já incentivara antes a imigração alemã, e a iniciativa fora considerada um sucesso, mas, no fim do século XIX, a situação mudara e as dificuldades impostas pela nova legislação brasileira já não atraíam mais os alemães e nórdicos, que eram os preferidos pelo governo imperial. Outras mudanças nas leis e, apesar dos preconceitos étnicos, a busca de candidatos na Itália, e mais a demarcação da colônia 'Fundos de Nova Palmira' em 1875 nos altos da serra gaúcha, prepararam o caminho para a chegada dos italianos.

Fonte: Ascom Prefeitura de Caxias do Sul, Wikipédia e IBGE

Conheça mais sobre Caxias do Sul
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade