Últimos posts

Festa de São João

Festa de São João - Foto: Araripe Castilho (G1)
Festa de São João - Foto: Araripe Castilho (G1)

É a festa junina mais popular do estado, com os gaúchos acendendo fogueiras em incontáveis municípios. Ocorre, porém, frequentemente um erro: as fogueiras são acesas na véspera de São João e não, como deveria ser, à tarde do dia 24 de junho. A roupa adequada para essa ocasião é a gauchesca de festa. A comida é a galinha frita, assada ou com arroz, a batata-doce, o pinhão (preparado de várias maneiras), o amendoim, a pipoca, a cangica, os doces campeiros. Assar churraso, ainda mais nas brasas da fogueira, seria um desrespeito ao santo. Bebe-se cachaça, quentão, jacuba ou capilé.

Conta-se que na antiga Judéia as primas Isabel e Maria estavam grávidas e moravam em casas distantes. A primeira que ganhasse bebê deveria anunciar a boa nova à outra, acendendo uma fogueira na frente da própria casa. Santa Isabel ganhou o filho, São João Batista, primeiro e cumpriu o prometido e até hoje os gaúchos acendem fogueiras, anunciando a vinda do santo.

Tem-se, porém que 'acordar' São João, por que à noite, é claro, ele dorme no céu. Por isso explodem foguetes e bombas. O secular costume de soltar balões está em desuso, no estado. São João também tem seu terno, com versos próprios.

Em São Borja, no RS, realiza-se anualmente a festa de São Joãozinho Batista, quando,a baixo de cantos religiosos próprios, a imagem do santinho é retirada da casa da festeira e vai, em andor, até a Fonte de São João, distante várias quadras. À passagem da procissão o pátio das casas nas ruas percorridas vão se iluminando com a inflamação de fogueiras, enquanto a paizada vai soltando bombas e foguetes. Chegando à fonte, a imagem é passeada nos ombos de um devoto (sempre o mesmo) sem se molhar. Depois, todos voltam sem grandes formalidades à casa da festeira, onde se realiza um baile animado a gaita, violão e pandeiro, com comes e bebes. No outro dia, à tarde (aí sim, dia de São João), é realizada uma Mesa de Inocentes, farte e à vontade, para a gurizada do bairro.

Em muitos lugares, porém, como em São Borja e no interior de Sobradinho, ocorre o interessante fenômeno de caminhar sobre as brasas, de pés descalços. É verdadeiramente impressionante. Na festa de São João em várias cidades, quando realizada pelo padre, acontecem os tradicionais 'leilões' (galinha, leitão), 'pescaria', etc. Quando a festa é espontânea, ocorrem jogos de prenda, baile e provas de amor e saúde, algumas destas à meia-noite em ponto.

Festa de São João - Foto: Araripe Castilho (G1)
Festa de São João - Foto: Araripe Castilho (G1)
 Veja também
A Oktoberfest se espelha na festa do mesmo nome realizada em Munique, na Alemanha, desde 1810, quando o então Rei Luis I, para comemorar o seu casamento com a princesa Tereza da Saxônia, organizou...Saiba mais
Festividade tradicional, sedimentada nos acontecimentos referidos pela Sagrada Escritura e herança que nos legaram os portugueses colonizados. Desenvolve-se, em síntese, assim: O 'terno', chegando à...Saiba mais
Criado em 1997, o Festival do Quentão busca resgatar as tradições Italianas e Juninas, com o objetivo de comer, beber e festejar. um festival que a cada ano se consolida como uma festa para relembrar...Saiba mais
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade