O que fazer em Bento Gonçalves
Um pouco do vale dos vinhedos - Foto: Glauco Umbelino (Licença-cc-by-sa-2.0)
Um pouco do vale dos vinhedos - Foto: Glauco Umbelino (Licença-cc-by-sa-2.0)

Os principais caminhos, além de muito proveitosos e interessantes  para passeio em Bento Gonçalves, são: o Vale dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra, o Vale do Rio das Antas e o passeio de Maria Fumaça, que vai de Bento à Carlos Barbosa.

Vale dos Vinhedos
Situado num vale na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, é irrestível deixar de conhecer o Vale dos Vinhedos, é se encontram várias vinícolas e o cultivo de uva, hoje se transformando numa das mais procuradas atrações turísticas.

Casas antigas, a maioria de pedra
Conheça Caminhos de Pedra, é um interessante atrativo em razão de possuir algumas casas antigas, a maioria de pedra, é justamente da época em que os primeiros imigrantes italianos vieram para a região nordeste do Rio Grande do Sul.

A bordo de uma Maria-Fumaça
Imperdível e inesquecível mesmo é o Passeio de trem a bordo de uma Maria-Fumaça, que parte da estação de Bento Gonçalves, trilhando por Garibaldi e chegando à Carlos Barbosa, num percurso de 23 km, com música e comida típica da região. Inesquecível!

Distribuição do Vinho Encanado
Não deixe de conhecer Via del Vino - Um dos locais mais freqüentados e movimentados da cidade, onde abriga a Casa Del Vinho a qual, em dias festivos, há distribuição do Vinho Encanado. O mais interessante é que, o vinho sai das pipas e chega às torneiras de distribuição através de canos. Bem próximo dali, se encontra outra atração também interessante. É o La Fontana, um chafariz onde jorra água na cor de vinho.

Mais de 1.400 peças sobre à imigração italiana
O Museu Histórico Casa do Imigrante também é marcante no turismo local, pois conta com um acervo com mais de três mil fotos e mais de mil e quatrocentas peças relativa à imigração italiana, sendo assim o patrimônio histórico do município. Unindo o útil ao agradável faça a rota Vinhos da Montanha, É realizada em Pinto Bandeira, onde o visitante poderá além de apreciar o colorido da natureza, os encantos do lugar, ainda pode degustar deliciosos vinhos e espumantes em cantinas da região. É de dar água na boca!

O Parque de Aventuras
Para os amantes da natureza o prémio é visitar o Parque de Aventuras que fica localizado na Rota Rural Encantos de Eulália. Alí, além de muita natureza bela, possui estrutura com banheiros, bares e lanchonetes, churrasqueiras, trilhas, parque infantil, slackline, dentre outros atrativos, tudo à disposição dos aventureiros visitantes.

Homenagem aos imigrantes italianos
As igrejas de Bento também são atrativos importantes e você não deve deixar de, pelo menos pedir a benção. São elas: As igrejas Cristo Rei, de estilo gótico, a Santo Antônio, de estilo romano, e a Igreja São Bento, no formato de pipa, em homenagem aos imigrantes italianos e à cultura do vinho, além de outras dezenas de capelas espalhadas pela cidade.

Conheça mais sobre Bento Gonçalves
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade