Cachoeira Cascata do Caracol (Canela-Rs) Foto: Leandro Anhelli (Licença: CC-BY-SA-2.0) |
Principais Cachoeiras do Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul são várias as opções de cascatas e cachoeiras para você conhecer. podemos encontrar uma série de cachoeiras e paisagens exuberantes que valem a pena visitar ao menos uma vez na vida. Com águas cristalinas e contato com a natureza, as pessoas podem se banhar e aproveitar para relaxar. Que tal uns momentos longe da cidade, no meio da natureza e curtindo uma bela paisagem? São centenas de cascatas e cachoeiras para você relaxar e se divertir! Confira, abaixo, algumas delas:
Cascata dos Amores
A cidade de Bento Gonçalves traz diversas atrações turísticas, mas uma das mais populares é a Cascata dos Amores.Para quem estiver com a família e não quiser enfrentar a trilha de 1 hora de ida e volta até a base da cascata, pode ver o espetáculo de carro a partir de um mirante localizado no topo do morro.
Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol fica no Parque Estadual do Caracol, em Canela. Com natureza em abundância, é um dos pontos mais bonitos e visitados na Serra gaúcha. A queda da água pode ser assistida de cima, ou para os mais corajosos, há um conjunto de 934 degraus que levam o turista até o ponto mais baixo da cachoeira. De lá, é possível ter uma visão mais aproximada da água caindo.
Cachoeira dos Venâncios
Cambará do Sul oferece aos turistas a Cachoeira dos Venâncios, um local de beleza rara. O lugar oferece trilhas ecológicas para serem feitas, além de lugar para banhos. As águas são cristalinas e as quedas de água oferecem massagens naturais aos nadadores.
Em Canela, o Ecoparque Sperry, localizado dentro do Vale do Quilombo, é uma reserva particular dedicada a presevação ambiental e que conta com uma área de 20 hectares em meio à Mata Atlântica.
Dentro do parque destacam-se:
Cachoeira da Usina –
Com 45 metros de queda, pode ser visitada em seu mirante, na parte superior, e em sua base onde localiza-se um pequena usina hidrelétrica. Os visitantes tem acesso direto à ela, podendo assim tomar banho.
Cascata do Trombão –
Com 35 metros, pode ser avistada de um mirante frontal. As águas cristalinas do arroio de mesmo nome são rodeadas por densa mata e com alto grau de preservação.
Cachoeira Escondida –
Formada pelo arroio Cristal, desdobra-se em imensos degraus e seu topo pode ser avistado da ponte da Trilha Tangará.
Cachoeira do Poço –
Pequena queda, situada acima da Cachoeira da Usina. Na sua base formou-se um poço de águas azul esverdeadas. A cachoeira também possui acesso direto, onde os visitantes podem banhar-se.