Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Pontos Turísticos em São Leopoldo
Câmara Municipal de Vereadores - Foto: Paulo PHM
Câmara Municipal de Vereadores - Foto: Paulo PHM

São Leopoldo é a primeira cidade da rota romântica que desperta encantos e interesses. Na cidade também há diversos museus, teatros, bibliotecas e sociedades. Um fato curioso relatado no livro da organista e concertista internacional Anne Schneider, é que São Leopoldo é a cidade do Rio Grande do Sul onde se localiza o maior número de órgãos de tubos do estado.

Principais Pontos Turísticos em São Leopoldo:

Santuário Sagrado Coração de Jesus (Padre Réus) 
O Santuário abriga o túmulo do Padre Reus, e recebe mais seiscentos mil devotos por ano e fica localizado à Rua Leonel Franca.

Museu do Trem
É um Centro de Preservação da História da Ferrovia no Rio Grande do Sul que guarda um acervo com um inventário geral de plantas e mapas, inventário fotográfico, locomotivas, carros, vagões, jipe, bicicletas, e troley.

Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
Agrega em seu interior, um acervo com mais de 1.000 peças, 8.000 fotografias, 20.000 jornais (boa parte de alemão), 9.000 livros (biblioteca de interesse específico), 800.000 documentos, organizados em 846 m2. Possivelmente é o acervo mais rico do Brasil relacionado à imigração alemã no Brasil e foi fundado em 1959.

Casa do Imigrande (Casa de Feitoria)
Construída em estilo enxaimel, possui os móveis, utensílios e vestuário utilizados pelos imigrantes germânicos ao chegarem no Rio Grande do Sul.
A casa foi tombada pelo patrimônio histórico em março de 1992.

Igreja de Cristo
Conhecida como Igreja do Relógio, foi inaugurada em 15 de novembro de 1911. Nela há uma torre com relógio nas quatro faces, instalado em 1912. A igreja (evangélica), em estilo neoclássico, tem seu interior todo em madeira esculpida. Ainda hoje pode-se ouvir o órgão trazido da Alemanha em 1911. A igreja fica na Rua Marquês do Herval, 480. 

Igreja Nossa Senhora da Conceição
A história da Igreja Matriz iniciou há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845. No local foi erguida a nova igreja, inaugurada em 1859, que em maio de 1865 deu lugar ao prédio existente hoje.

Conheça mais sobre São Leopoldo
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade