Caçhoeirao Ausentes - Foto: Miriana Stumpf |
Cânion Pico do Monte Negro
Este é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. O pico, com 1.403 metros, fica na borda do Cânion Monte Negro, a 45 km do centro da cidade, com acesso pela estrada municipal Silveira e passando por dentro de uma fazenda. É possível chegar de carro bem perto, o que facilita a caminhada.
Cânion da Encerra
É o maior do ponto de vista de extensão. Mede 5 km de extensão e é um dos mais profundos da cadeia de cânions, apresentando 900 metros de profundidade, em parede vertical. O local é impactante e com vista privilegiada para os paredões e os vales com altitude de 1.250 metros. O Cânion da Encerra possui em suas fendas belas cachoeiras. Entre elas, uma das maiores do Brasil, a cachoeira do Amola Faca, que chega a 490 metros na borda sul do cânion.
O Cachoeirão dos Rodrigues
Considerado como um dos mais belos cartões-postais de São José dos Ausentes. Com 28 metros de altura, o Cachoeirão é formado por uma sucessão de grandes quedas. Fica a 33 km da cidade. A caminhada parte da pousada de mesmo nome, Cachoeirão dos Rodrigues, acompanhando o Rio Silveira.
Cânion da Boa Vista
O Cânion possue uma enorme garganta e agrega vastos campos em suas bordas. Sua altitude é de 1.250 metros e paredões verticais que vão até 700 metros de profundidade. O acesso é feito com veículos 4x4 ou através de caminhadas de nível intenso. É necessário o acompanhamento de condutores com autorização dos proprietários de áreas particulares. Agências da região e fazenda próximas oferecem atividades para explorar o local.
Cânion da Coxilha
Localizado ao Norte do município, em um ambiente completamente selvagem, com belas coxilhas e campos de altitude de mais de 1.330 metros. Possui três vértices e tem formato de três gargantas. Seus paredões medem mais de 800 metros de profundidade.