Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em Antônio Prado
Centro Histórico - Foto: Tetraktys (Licença-cc-by-sa-3.0)
Centro Histórico - Foto: Tetraktys (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na adorável cidade de Antonio Prado, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Riquíssimo Patrimônio Histórico e Artístico
Não dá para visitar a cidade de Antônio Prado e não conhecer o seu mais importante cartão postal. A cidade possui um riquíssimo Patrimônio Histórico e Artístico, constituído por casas de madeiras e alvenaria, construídos no final do século XIX para início do século XX através dos imigrantes italianos.

O maior acervo arquitetônico da imigração Italiana no Brasil
Esses imóveis foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1989, com exatas 48 prédios localizadas nas ruas do centro da cidade.  Sem dúvidas a cidade detém o maior acervo arquitetônico em área urbana em se tratando da imigração Italiana no Brasil, sendo de grande valia e importancia para a preservação da cultura e identidade nacional.

Construída em alvenaria de 1891 a 1897
Tendo sido contratado um artista italiano Sr Emilio Benvenutto Zanon, para fazer as pinturas internas, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus é digna de sua visita. Construída em alvenaria de 1891 a 1897, onde em 1911, chegaram os três sinos da igreja puxados por carretas, a igreja teve que construir um campanário de madeira para abrigar os novos sinos. Já nos anos de 1925 e 1928 ocorreu a segunda reforma da igreja, ganhando assim, novos vitrais e culminando na construção das novas escadarias para o acesso a igreja.

Rodeada de exuberante vegetação
A fé também merece sua atenção. No centro da cidade existem duas escadarias que conduz os visitantes à Gruta Natural. Ao longo da subida, são encontrados vinte e cinco (25) capitéis que demonstram a enorme devoção religiosa do povo pradense. Ao chegar à gruta, verá a forma natural rodeada de exuberante vegetação e uma pequena fonte d‘água, que abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Município desde a década de 1930.

Construção da década de 30
Não deixe de conhecer o Moinho Francescatto, afinal, fica bem próximo do Centro Histórico. Sua construção é da década de 30. Além da beleza arquitetônica, os visitantes podem observar a demonstração do seu funcionamento enquanto ouvem as histórias da simpática Dona Catarina, moradora do local, e ainda, podem levar a farinha produzida durante a visita.

Paisagens naturais encantadoras
Para os amantes da natureza, não existe nenhum empecilho na vontade de conhecer as Cascatas da Usina, que oferecem aos visitantes belas quedas d’água e paisagens naturais encantadoras. Em seu ambiente existem três plataformas para contemplação das quedas d’água e inúmeras trilhas clamando para serem exploradas.

Não há como ir à Região Uva e Vinho, precisamente em Antonio Prado, sem conhecer as três principais vinícolas do estado. Selecionamos três delas para facilitar, a saber:

Vinícola Cave do Imperador
A Sociedade de Bebidas Serrana Ltda., iniciou sua atividades em 22 de dezembro de 2004. No início a empresa produzia vinhos que eram vendidos em tanques a granel, hoje a empresa recebe em torno de três milhões de quilos de uva, principalmente das variedades de mesa: Isabel, Bordô e Niagara.

Vinícola Primo Fior
A Vinícola Pradense, desde 1974, produz vinhos empregando matéria-prima da mais alta qualidade, frutas com coloração acentuada e balanço entre acidez e açúcar e técnicas modernas aliadas ao método artesanal de vinificação.

Vinícola Zanella
Vinícola Zanella A família Zanella tem suas origens na imigração italiana e sempre esteve próxima do cultivo das vinhas e do processo de elaboração dos vinhos. No ano de 2004 decidiu implementar a produção artesanal e fundou a Vinícola Zanella.

Conheça mais sobre Antônio Prado
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade