Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em Paranaguá
Centro Histórico de Paranaguá - Foto: Adam Jones (Licença-cc-by-sa-3.0)
Centro Histórico de Paranaguá - Foto: Adam Jones (Licença-cc-by-sa-3.0)

Uma cidade considerada como o berço da civilização paranaense. Grande Mar Redondo, na língua tupi-guarani, como os índios denominavam Pernaguá, Parnaguá ou Paranaguá. O patrimônio histórico-cultural e as belezas naturais da cidade encantam os turistas e são orgulho dos moradores.

Mais belos conjuntos arquitetônicos do Estado
Conheça e se encante com o casario, as ladeiras e as igrejas que compõem um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Estado. Os visitantes podem conhecer a Fonte da Camboa ou Fontinha , o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e as antigas edificações da Rua da Praia.

Diversos monumentos tombados
Não deixe de visitar os seus monumentos históricos, afinal, Paranaguá abriga diversos monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná e Nacional, além do Porto D. Pedro II, um dos mais importantes da Costa Brasileira. Testemunha de mais de 400 anos de história, guarda, ainda, vestígios da época da colonização portuguesa em seus casarios de fachada azulejada, em suas ladeiras de pedra e em suas igrejas.

Fandango, dança típica de Paranaguá
As manifestações culturais completam os atrativos do município, sendo elas o Fandango, dança típica de Paranaguá, e o Barreado, prato típico do litoral paranaense, o seu nome originou-se da expressão “barrear” a panela com um pirão de cinza ou farinha de mandioca para vedar o vapor em seu interior.

 

Conheça mais sobre Paranaguá
Destinos Paraná
Publicidade