Curitiba - Cultura - Museus
Museu Paranaense - Foto: Morio (Licença-cc-by-sa-3.0)
Museu Paranaense - Foto: Morio (Licença-cc-by-sa-3.0)

Principais Museus de Curitiba

Curitiba possui uma rica variedade de museus e muitos deles se dedicam a um tema principal, como é o caso do Museu do Holocausto, o que facilita as pessoas encontrarem aquilo que tanto procuram

Museu Oscar Niemeyer (MON)
O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002 e é um dos principais cartões postais de Curitiba. O local tem mais de 17 mil m² e o projeto foi idealizado pelo próprio Oscar Niemeyer. Em 2012, o MON foi eleito em 2012 um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-amerciano Flavorwire.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC)
O museu foi inaugurado em 1970 e possui um acervo de mais de 1500 obras de artistas plásticos. Periodicamente o MAC faz mostras temáticas e exposições temporárias, coletivas e individuais. O Salão Paranaense, evento tradicional instituído oficialmente em 1944, é promovido pelo MAC desde 1970, proporcionando uma importante revisão e reflexão sobre a arte brasileira contemporânea.

Museu de Fotografia de Curitiba
O Museu da Fotografia foi inaugurado em 1998, e foi o primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina. Em seu acervo estão cerca de três mil imagens, assinadas por grandes nomes da fotografia brasileira como Sebastião Salgado, Claudia Andujar, João Urban, entre outros. O Museu da Fotografia mantém um calendário anual de exposições com obras do acervo, além de abrigar mostras de fotógrafos brasileiros e estrangeiros.

Museu do Expedicionário
O Museu do Expedicionário mostra a participação dos soldados do Brasil na II Guerra Mundial. Além do material histórico, como fotografias, filmes e mapas referentes à participação brasileira, outras peças e documentos cedidos pelas diversas nações envolvidas no conflito podem ser observadas.

Museu do Holocausto
O Museu do Holocausto tem a proposta de resgatar a memória dos sobreviventes do maior genocídio do século XX. O local possui um acervo rico, que exibe com cartazes de propagandas nazistas, fotografias, réplicas de bonecas e outros objetos. O local só recebe visitas mediante agendamento.

Museu Paranaense
O Museu Paranaense foi inaugurado em 1876, no Largo da Fonte (hoje Praça Zacarias), em Curitiba. Possui um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, e foi o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil. Atualmente o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História.

Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som tem como principal função preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. Criado em 1969, é o segundo museu mais antigo do Brasil. Possui um acervo de discos, fitas de áudio, filmes, fotografias e publicações relacionadas. Este acervo tem mais de um milhão de itens como discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos de acetato, radiolas, câmeras fotográficas, e uma biblioteca com mais de 2000 itens.

Museu do Automóvel
O Museu do Automóvel de Curitiba foi fundado em 1969 e em 1973 mudou sua sede para o Parque Barigüi. São dezenas de veículos antigos, antiguidades mecânicas e uma biblioteca especializada em automóveis. No local pode ser encontrado o Cadillac Eldorado e também o Ford T 1919.

 

werwre
Conheça mais sobre Curitiba
Fotos Curitiba
Museu Oscar Niemeyer - Foto: Halley Pacheco de Oliveira (Licença-cc-by-sa-3.0)Museu Oscar Niemeyer - Foto: Halley Pacheco de Oliveira (Licença-cc-by-sa-3.0)
Conheça Curitiba
Publicidade