Churrasco de chão - Foto: Cassiane Seghatti |
O churrasco pode ser um conhecido gaúcho, mas foi no Paraná que ele ganhou variedade. Esse costume de cozinhar a carne em um buraco vem desde os índios que viviam na região da cidade de Campo Mourão. Era uma forma de evitar queimadas e manter a carne boa por mais tempo. Como acompanhamentos são servidos pirão, arroz branco e salada.
Saiba como fazer costelão de fogo de chão, como todo churrasqueiro temos também os segredos de como preparar um costelão, hoje vamos abrir uma exceção e contar a vocês como preparar um belo costelão de desmanchar, primeiro tudo começa na escolha da carne, se você errar na compra ou no corte seu costelão poderá não ficar tão macio.
Você sabe qual é a diferença entre uma costela de boi e uma de vaca, pois é essa diferença vai ser sentida na hora de comer, a costela de boi tem uma gordura branca e o osso não muito largo, já a costela de vaca tem a gordura amarelada causada pela produção de leite, seu osso é mais largo até pela idade da vaca e por ter dado algumas crias, então quando for comprar peça ao açougueiro costela de boi, fiquem espertos às vezes eles vendem para nós carne de vaca velha aí não tem quem coma.
Antes de comprar aquele imenso costelão faça a seguinte conta, você deve contar 500 gramas de carne por pessoa se for ter salada, arroz e outras misturas, porém se você fizer apenas carne e pão a sua conta deve ser de 700 a 800 gramas por pessoa, essa conta é certa não adianta querer fugir disso.
Fonte: www.localizaagora.com.br