Boi no Rolete

Boi no rolete - Foto: Max Schmoller
Boi no rolete - Foto: Max Schmoller

Consiste no preparo do boi de cerca de 250 a 350 quilos praticamente inteiro, já limpo, sem a cabeça e partes internas. Espetado e colocado em grandes churrasqueiras, o boi permanece assando por mais de 12 horas. A carne do animal é servida acompanhada de saladas verdes, maioneses e cucas.

O segurança Antônio Carlos Sousa ensina como preparar o tradicional Boi no Rolete, uma tradição entre as famílias gaúchas e que assa o boi inteiro à lenha. O animal escolhido para o churrasco pesa em torno de 300 kg. Para preparar a receita, é necessária a ajuda de muitas pessoas para limpar a carne e preparar o tempero.

Ingredientes:
- 7 kg de cebola
- 2 kg de sal fino
- 2 kg de sal grosso
- 1/2 kg de tempero pronto e apimentado
- 10 litros de água

Como fazer:
Esparrame o sal grosso em toda parte das costelas, tanto por dentro quanto por fora. “Com o tempo que vai assando, o próprio sal grosso vai dando gosto ao costelão”, explicou o segurança.

Em outro recipiente com a água, misture as cebolas picadas, o sal fino e o tempero pronto e apimentado e deixe descansar. Ainda segundo Sousa, o segredo para que a carne fique saborosa é usar esse tempero líquido e injetar em diversas partes do boi.

Por fim, coloque o boi no espeto e leve-o até a fogueira. A carne leva aproximadamente 18 horas sobre a brasa até que fique no ponto. “A técnica é manter o fogo sempre aceso em alta temperatura e girando o boi frequentemente”. O churrasco serve até 250 pessoas.

 

Fonte: Antônio Carlos Sousa

Boi no rolete - Foto: Prefeitura de Marechal C Rondon
Boi no rolete - Foto: Prefeitura de Marechal C Rondon
Boi no rolete - Foto: Max Schmoller
Boi no rolete - Foto: Max Schmoller
 Veja também
O pinhão é uma semente altamente versátil. Originário das araucárias, pode ser servido não só assado, mas também figura como ingrediente indispensável em várias receitas paranaenses, como, por...Saiba mais
Carro-chefe da gastronomia paranaense, o Barreado é feito com cortes menos nobres de carne bovina, como acém e músculo, que, junto com outros ingredientes, são cozidos em uma panela de barro por mais...Saiba mais
O churrasco pode ser um conhecido gaúcho, mas foi no Paraná que ele ganhou variedade. Esse costume de cozinhar a carne em um buraco vem desde os índios que viviam na região da cidade de Campo Mourão...Saiba mais
Destinos Paraná
Publicidade