Últimos posts

Barreado

Barreado - Foto: Joel Rocha
Barreado - Foto: Joel Rocha

Carro-chefe da gastronomia paranaense, o Barreado é feito com cortes menos nobres de carne bovina, como acém e músculo, que, junto com outros ingredientes, são cozidos em uma panela de barro por mais ou menos 12 horas. A panela é “barreada” – vedada – com uma massa de farinha de mandioca e água, evitando que o vapor escape.    

Disputa-se em Morretes não apenas um lugar nos restaurantes para comer o barreado, mas sobretudo a paternidade e a posse da sua origem têm causado acirradas versões entre Morretes, Antonina e Paranaguá. Alguns dizem que o barreado incorporou-se à alimentação do caboclo, através do ' entrudo', o precursor português do nosso carnaval. Depois da folia, o barreado era servido para 'forrar' o estômago.

Outros dizem que o barreado incorporou-se à culinária cabocla através dos tropeiros que subiam e desciam o litoral pelos caminhos das serras e que no final da tarde, quando acampavam para o pernoite, faziam em seguida uma densa refeição ao cair da noite. Alguns explicam que o louro é utilizado como tempero em função das suas propriedades digestivas, já que o barreado é um prato 'pesado'. Afirma-se também que no passado, o barreado, era levado a um braseiro deveria permanecer por 24 horas no fogo , até ' ficar no ponto'. De um jeito ou de outro, todos concordam que a cachaça sempre acompanhou e deve continuar acompanhando o barreado.

Ingredientes (Para 10 pessoas)

5 Kg de carne fresca (peito, cochão mole, patinho)
500 gramas de toucinho fresco
5 tomates sem pele
3 cabeças grandes de cebola
3 dentes de alho
4 folhas de louro
6 pitadas de cominho
6 pitadas de pimenta do reino
4 maços de cheiro-verde
1 maço de alfavaca
1/2 litro de vinagre
Sal a gosto

Como fazer

Começa-se o corte. e a limpeza das carnes de véspera. As carnes e o toucinho devem ser cortados em pedaços pequenos, adicionando-se todos os temperos cortados. Leva-se tudo à uma vasilha que não seja de alumínio. Deixa-se repousar até o dia do preparo. Forra-se a panela com o toucinho e leva-se ao fogo para derreter. Depois põe-se as carnes temperadas, tampa-se a panela com uma folha de bananeira previamente sapecada na chapa para amolecer, amarra-se com um barbante grosso nas bordas. Coloca-se a tampa e barrea-se com uma mistura de cinza de fogão, farinha de mandioca e água fervendo, para dar a liga. Depois de bem vedada, leva-se ao fogo forte nas primeiras horas, passando-se para um fogo mais brando depois. O fogão tem que ser a lenha.

O tempo de cozimento é de 12 horas.

Quando a folha de bananeira estiver bem escura, está pronto o barreado.

Modo de Servir

Serve-se com farinha de mandioca, banana, laranja e arroz. Acompanha uma bebida alcoólica (batida ou pinga) que serve para rebater este prato, considerado forte.



Fonte: Secretaria de Turismo do Paraná

Barreado - Foto: Joel Rocha
Barreado - Foto: Joel Rocha
 Veja também
O Paraná foi ocupado por imigrantes de diferentes países, mas a maior influência veio da imigração européia, sobretudo de poloneses e ucranianos, que além de alguns costumes, trouxeram muitos de seus...Saiba mais
O pinhão é uma semente altamente versátil. Originário das araucárias, pode ser servido não só assado, mas também figura como ingrediente indispensável em várias receitas paranaenses, como, por...Saiba mais
Consiste no preparo do boi de cerca de 250 a 350 quilos praticamente inteiro, já limpo, sem a cabeça e partes internas. Espetado e colocado em grandes churrasqueiras, o boi permanece assando por...Saiba mais
Destinos Paraná
Publicidade