Últimos posts
Pontos Turísticos em Guarapuava
Colonia Samambaia - Foto: Marcos Guerra (Licença-Dominio publico)
Colonia Samambaia - Foto: Marcos Guerra (Licença-Dominio publico)

A cidade conta com belíssimos parques, praças, casarões antigos, igrejas e capelas, além de um museu, que registra a colonização da região e do estado. Em uma área de preservação, localizada a 46 quilômetros da cidade, está o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com uma das maiores saltos do Brasil.

Principais Pontos Turísticos de Guarapuava:

Museu Municipal Visconde de Guarapuava
O museu foi criado em 17 de abril de 1948 e localiza-se na Praça 9 de Dezembro, no velho solar que foi residência do Visconde de Guarapuava. Em seu acervo encontram-se peças de uso da sociedade tradicional campeira, peças sacras, fotografias e documentos sobre escravidão, cavalhadas e outras peças de valor histórico cultural. Destaca-se por ser a única residência da cidade, na época, com uma senzala.

Parque Recreativo Municipal do Rio Jordão
Os 30 hectares do parque, localizado a 6 km da cidade, oferecem à população local e aos turistas muito verde e ar puro, além de uma grande variedade de equipamentos de lazer: área para camping, churrasqueiras, lanchonetes, campo de futebol, cancha reta para corridas de cavalos (quatro raias), pista de motocross e infra-estrutura para esportes náuticos (pedalinhos, balsa, trampolins, e piscinas naturais para adultos e crianças, saltos e quedas d’água). O Parque também possui outras atrações como as lendas da Gruta do Monge e sua fonte milagrosa.

Lagoa das Lágrimas
Utilizada pela população local como uma praça de lazer, a Lagoa das Lágrimas é uma formação natural situada na região central da cidade que conta com alguns equipamentos recreativos como pedalinho, local para pratica de Cooper e equipamentos para ginástica.

Parque do Lago
Parque localizado na região central da cidade, com ampla área verde, é ideal para caminhadas e prática de esportes. Possui pista de Cooper que contorna o lago e equipamentos de lazer para crianças e quadras de esportes. No dia 1º de maio, o local é aberto para as solenidades do Dia do Trabalho, quando é realizada a tradicional Pesca do Lago.

Parque Municipal das Araucárias
Reserva ecológica criada em 1981 e transformada em Parque Municipal - único no Brasil - em 1991, o Parque das Araucárias preserva, aproximadamente 3800 araucárias (Pinheiro do Paraná), além de uma fauna rica e variada. Às margens da BR277 e ocupando uma área de 100 hectares, este recanto conta com um centro de visitantes onde são realizadas atividades de educação ambiental.

Dentro do Parque, também se encontra o Museu Entomológico “Hipólito Schneider”, um museu de ciências naturais onde se pode encontrar um vasto acervo de fósseis, animais empalhados, insetos e répteis, um viveiro de mudas e ervas medicinais que enriquece a atividade de educação ambiental, juntamente com uma área para criação de espécies da região.

Conheça mais sobre Guarapuava
Destinos Paraná
Publicidade