Cathedral Metropolitana) - Foto: Morio (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Principais Pontos Turísticos da Cidade de São Paulo
Masp - Avenida Paulista
Localizada no coração da cidade, a Avenida Paulista é um dos principais centros financeiros e culturais da capital. Por lá, passam milhares de pessoas por dia. Além de possuir diversas opções de lojas e restaurantes, é palco de grandes eventos e também abriga grandes centros comerciais e culturais.
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) se destaca na Avenida. O espaço fica aberto para visitação de terça a domingo, com entrada a R$ 15 e gratuita às terças. Com um acervo permanente de oito mil peças tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, é um dos mais importantes museus do hemisfério Sul, com obras dos mais renomados artistas nacionais e internacionais.
O edifício que abriga o museu é um dos cartões-postais da cidade e possui um restaurante, uma cafeteria, um espaço para as crianças soltarem a criatividade com desenhos e pinturas, entre outras atividades. Aos domingos, o local recebe uma feira de antiguidades com diversos artigos com garantia de autenticidade.
Em frente ao Masp, do outro lado da Paulista, localiza-se o Parque Tenente Siqueira Campos, conhecido como Trianon. Seus 48.600 m² de área abrigam a vegetação remanescente da Mata Atlântica com espécies nativas, compondo um cenário tranquilo para as diversas opções de lazer e atividades que acontecem ali. O parque está aberto todos os dias, das 6h às 18h.
A Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura possui um lindo jardim e diversos programas culturais voltados para a poesia, literatura e arte, conforme a programação disponível no site. O casarão que hoje abriga as várias atividades foi construído em 1935 e foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. A casa funciona de terça a sábado, das 10h às 22h, e em domingos e feriados, das 10h às 18h.
Na outra ponta da Avenida, próximo a Avenida Consolação, está o Conjunto Nacional, um centro comercial que abriga diversas lojas, cinema, um centro de exposições e apresentações, além de diversas opções de restaurantes. O conjunto também possui um grande relógio construído em 1962. Ponto de encontro e referência na cidade, o local funciona de segunda a domingo, até as 22h.
Mercado Municipal
Considerado o maior centro de abastecimento da cidade, o Mercadão abre as portas todos os dias, das 6h às 18h, e aos domingos até as 16h. Localizado entre a Rua 25 de Março e o Metrô São Bento, é famoso por possuir uma grande diversidade de frutas, legumes e quitutes, além de outros tipos de mercadorias como queijos, temperos, frutos do mar, vinhos, etc.
O prédio, com vitrais e um estilo arquitetônico que encanta, é um ótimo local para um lanche ou almoço. Além de pontos espalhados pelo Mercadão, no mezanino há uma grande concentração de restaurantes com deliciosos quitutes, sendo os mais famosos o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau.
Parque Ibirapuera
Um dos parques mais visitados da cidade possui diversas opções de lazer. O Parque abriga áreas para atividades físicas, ciclovias, 13 quadras e playgrounds, lagos, espaço para piqueniques, local para locação de bicicletas, entre outros.
Possui também diversos centros culturais importantes: o Museu de Arte Moderna (MAM), fundado em 1948, é um espaço com cerca de quatro mil obras da arte contemporânea; o Pavilhão da Bienal, palco de diversos eventos importantes da capital; a Oca, conhecida por ter sediado exposições renomadas, como a de Picasso; o Pavilhão Japonês, um espaço para a difusão da cultura oriental; e o Planetário, um lugar para conhecer um pouco do mundo da astronomia.
Centro de São Paulo
O Centro da cidade possui diversos lugares históricos e imperdíveis, como a Catedral da Sé. Considerada um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, ela oferece visita histórica guiada aos visitantes, com diversos horários de terça a domingo e preço a R$ 5, além de diversos horários de missa.
Em frente à Catedral, encontra-se o Marco Zero, um monumento de mármore em forma hexagonal que traz um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros estados.
Também no centro, está localizado o Pateo do Collegio. O marco histórico da cidade é considerado o berço de São Paulo, pois foi a partir dele que a cidade teve origem. Em suas dependências oferece cursos, oficinas e outros projetos. Comporta ainda o Museu Anchieta, com exposições de objetos pertencentes a Anchieta, uma igreja e a Biblioteca Padre Antonio Vieira, com um acervo de livros históricos, aberta ao público.
O Mosteiro São Bento também é uma ótima opção na região. Com mais de 400 anos de história, a basílica possui uma arquitetura datada no século XVII e decoração com afrescos e murais, além de um relógio externo alemão. O local pode ser visitado todos os dias, das 6h às 18h, exceto quinta-feira. As missas, realizadas todas as manhãs, são contempladas com canto gregoriano. De segunda a sexta às 7h, sábados às 6h e domingos, com o canto e órgão, às 10h.
Ao final, não deixe de passar pela lojinha de pães do Mosteiro, com produtos produzidos pelos próprios monges. No último domingo do mês também ocorre um café da manhã produzido pelos monges; os convites devem ser adquiridos com antecedência.
Outra atração do Centro é o Edifício Altino Arantes, conhecido como Banespão, localizado próximo às Ruas XV de Novembro, Direita e São Bento. Foi inspirado no famoso Empire State Building, de Nova Iorque. Entre seus 161,22 metros de altura e 35 andares, o ponto mais visitado é a torre, que proporciona visão de 360° e atinge 40 km, com vista para a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro. O prédio também tem seu glamour com lustres de cristal e estilo eclético.
Theatro Municipal
Próximo à estação Anhangabaú do metrô, o Theatro Municipal é um dos grandes cartões-postais da cidade. Começou a ser construído em 1903, projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi. Foi inaugurado pela ópera de Hamlet, de Ambroise Thomas, para uma multidão de 20 mil pessoas. Passou por várias restaurações para torná-lo mais moderno, sem perder o glamour da época.
O teatro sedia ainda escolas de música e dança que se apresentam em seu palco. Também há um restaurante em seu interior. Visitas para conhecer o local em dias que não tem apresentação podem ser feitas com datas prévias que estão disponíveis no site.
Estação da Luz
A Estação da Luz foi aberta em 1º de março de 1901. No passado, foi considerada a “sala de visitas” de São Paulo, pois recebia diversas personalidades e pessoas vindas do interior, que desembarcavam todos os dias na estação. O complexo arquitetônico da Estação da Luz é tombado, desde 1982, e as estruturas que foram trazidas da Inglaterra copiam o Big Ben e a abadia de Westminster.
Nos finais de semana é possível fazer uma visita histórica monitorada pelo prédio da Estação da Luz. Com duração de aproximadamente 50 minutos, os visitantes percorrem pontos históricos e arquitetônicos do prédio, conhecem a história e a importância da estação. Partindo do Museu da Língua Portuguesa, o passeio acontece todos os sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h.
Museu da Língua Portuguesa
A região abriga o Museu da Língua Portuguesa que, com recursos de interatividade e tecnologia, conta com um acervo permanente e exposições temporárias. Possui três andares para contar a história da língua, a origem das mais diversas palavras e para exposições de nomes da literatura, como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Gilberto Freyre, entre outros. Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, as terças a entrada é gratuita.
Pinacoteca
Em frente ao Museu, fica a Pinacoteca do Estado, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895. As primeiras doações para o museu foram peças dos consagrados artistas Benedito Calixto, Pedro Alexandrino e José Ferraz de Almeida Junior. No acervo, há cerca de nove mil peças, além de exposições temporárias. Também oferece outras atividades que podem ser consultadas no site. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30, até as 22h nas quintas, com entrada franca aos sábados.
Na Pinacoteca, há uma cafeteria que serve almoços em um espaço com vista para o Jardim da Luz, um dos mais antigos parques públicos. O parque é tombado e possui um bosque com pássaros das mais diversas espécies, uma população de bichos-preguiça, espelho d’água e lagos com peixes. Além disso, possui um aquário subterrâneo com carpas coloridas. A entrada é gratuita
Museu de Arte Sacra
Próximo à estação fica o Mosteiro da Luz, que possui uma igreja, um Memorial em homenagem ao Santo Antônio de Sant’anna Galvão, com um acervo de objetos pertencentes ao frei. Abriga também o Museu de Arte Sacra, com um acervo composto por altares, imagens sacras, livros raros, telas, objetos e vestimentas litúrgicas. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca aos sábados.
Bairro da Liberdade
A Liberdade é um reduto da cultura japonesa em São Paulo desde 1912. Possui decoração temática nas ruas com as tradicionais lanternas japonesas, além da arquitetura marcante da cultura que pode ser vista em diversos pontos do bairro. Muitos dos letreiros são em japonês e boa parte dos residentes no bairro fala a língua materna.
O bairro possui ainda uma grande quantidade de produtos e comidas típicas, além de uma feirinha de artesanato que ocorre aos domingos na saída do metrô Liberdade. Na Rua São Joaquim, também fica localizado o Templo Busshinji, que pode ser visitado com agendamento.
Vila Madalena
Reduto dos boêmios de plantão, pelas ruas da Vila Madalena funcionam bares para todos os gostos: há botecos desde clássicos até os mais agitados. Quem não dispensa música ao vivo e quer mais agitação “baladeira” também tem várias opções.
Outro ponto interessante do bairro é o Beco do Batman, uma galeria a céu aberto, localizado na Rua Gonçalo Afonso. As paredes da via são totalmente cobertas por grafites de artistas nacionais e estrangeiros. O bairro também é um ótimo lugar para fazer compras.
Museu do Futebol
Em uma área de 6,9 mil metros, localizado embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, fica o Museu do Futebol. Com visitas de terça a domingo, das 9h às 17h, o acervo multimídia preserva os principais e mais importantes momentos do futebol.
O museu não tem ligação com nenhum time específico e quem vai ao museu pode conhecer diversas salas em homenagem tanto aos grandes nomes do futebol quanto aos grandes momentos. Ainda é possível ouvir algumas narrações, conhecer a origem, entre outros assuntos relacionados ao futebol.
Museu do Ipiranga
O museu do Ipiranga é um monumento em homenagem à Independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga. Possui um estilo arquitetônico eclético e está rodeado por um lindo jardim. O acervo possui mais de 125 mil peças que pertenceram a grandes figuras da história brasileira.
Além disso, as instalações do museu abrigam uma biblioteca com cem mil volumes, um Centro de Documentação Histórica com 40 mil manuscritos e laboratórios de conservação e restauração de peças e documentos. O espaço também promove outros eventos. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
25 de março
A Rua 25 de março é um centro de compras popular da cidade. Toda a região ao redor é dedicada ao comércio de bijuterias, brinquedos, objetos de decoração e outros acessórios para casa. Na Ladeira Porto Geral, por exemplo, é possível encontrar lojas de fantasias, onde as noivas se divertem com as compras de adereços engraçados para animar suas festas de casamento.