Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em Tiradentes
Matriz de Santo Antonio - Foto: Bernardo Gouvea (Licença-cc-by-sa-3.0)
Matriz de Santo Antonio - Foto: Bernardo Gouvea (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na linda e histórica cidade de Tiradentes, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Reviva um passado de muitas lutas e glórias
Conhecer a belíssima cidade histórica de Tiradentes é fazer uma viagem no tempo. Voltando ha centenas de anos na história do Brasil. Reviva um passado de muitas lutas e glórias. Dedique alguns dias para conhecer todos os monumentos, fazer alguns roteiros, conhecer as personalidades que foram parte da história do Brasil e um povo acolhedor com seus costumes. É maravilhoso fazer os passeios à pé pelo centro histórico da cidade, basta ter disposição para a caminhada. para que o visitante conheça a história, o patrimônio cultural e seus principais atrativos.

Uma das mais belas expressões do Espírito Santo
Visite o Santuário da Santíssima Trindade. Ela contém uma das mais belas expressões do Espírito Santo: penso que Ele foi colocado pelo artista, em formato de pomba, no lugar do coração de Deus Pai, para expressar que o Espírito Santo é o Amor de Deus. Quando se está sob ela, sentindo as mãos do Pai sobre nós, podemos sentir a sensação da proteção e da bênção do Pai. A experiência de se rezar a oração do Pai-Nosso, ensinada por Jesus, aos pés dessa imagem, é indescritível!

O mais belo chafariz do Brasil
Conheça também o Chafariz de São José, construído em 1749 pela Câmara Municipal de São José Del Rei (Tiradentes), é considerado o mais belo chafariz do Brasil. Foi construído com três funções: Na parte da frente, abastecer com água potável a população, à direita servir como suporte para as lavadeiras locais e à esquerda servir de bebedouro aos animais, sua fachada Barroca guarda uma rara imagem de São José e um Brasão de armas do Reino de Portugal.

Arquitetura de Aleijadinho
Já na Igreja Matriz, encontra-se um instrutor que explica cada detalhe da arquitetura de Aleijadinho. A Igreja é linda e, cheia de mistérios. Por ficar no alto, a Igreja tem uma linda visão da cidade e ainda, o relógio do Sol.

Costumes do século passado
Imperdível o passeio na Maria Fumaça. Uma locomotiva Baldwin que puxa vagões antigos, trazendo à memória dos passageiros costumes do século passado. Em boa parte da viagem é possível avistar o leito sinuoso do Rio das Mortes. Os Passeios são realizados Sextas, sábados, domingos e feriados. Saída de Tiradentes às 13h e 17h, e de São João del-Rei às 10h e 14h.

Monte um roteiro ecoturístico também, pois em Tiradentes, as opões são inúmeras. Seguem algumas mais interessantes:

Caminhada pela linha de trem
Caminhada leve, em trilha plana, que segue paralela à linha de trem, com uma bela visão da Serra São José e alguns trechos do Rio das Mortes.

Caminhada na Serra de São José
Além de uma visão deslumbrante da Serra, podem ser vistos calçamentos de pedra feitos por escravos durante o séc. XVIII.

Caminhada trilha do carteiro
Descubra os segredos da misteriosa Trilha do Carteiro, lenda contada há mais de 02 séculos. De quebra, aprecie belos visuais do alto da Serra de São José.

Travessia Águas Santas / Mangue
O percurso começa no histórico Balneário de Águas Santas, em direção à Cachoeira do Mangue, passando pela Casa das Águas ( centro de estudos ), e campos rupestres.

Serra do Lenheiro (Pinturas rupestres)
A serra do Lenheiro, em São João del Rei, com sua geologia, sua fauna e flora é parte de nossa história.

Cavalgadas:

Cavalgada Tiradentes
Trajeto elaborado para a contemplação do antigo caminho que ligava a cidade de Tiradentes ao vilarejo do Bichinho.

Cavalgada pela Serra de São José
Aprecie as paisagens da Serra de São José e o visual de seus Paredões.

Cicloturismo:

Roteiro Bichinho
Trajeto feito pelo antigo caminho que liga a cidade de Tiradentes ao vilarejo do Bichinho.

Roteiro Cachoeira Paulo André
Fazendas, campos, restaurante Pau de Angú, Fazenda do Menino Maluquinho, Cachoeira Paulo André.

Roteiro Estrada Caixa d´água da Esperança
Trilha leve seguindo o traçado antiga linha férrea Oeste de Minas, possibilitando assim pedalar por terreno plano.

Esportes e Aventura:

Rappel
Rapel com 12 metros de altura, no lado externo da Gruta Casa de Pedra. Indicada para iniciantes na atividade.

Passeio de bote pelo Rio Elvas
Descida ao pé da estrada que segue o Rio Elvas, o bote passa pelo pontilhão da Maria Fumaça, muitas montanhas e áreas de domínio da mata atlântica que cercam Tiradentes.

Passeio off road Roteiro Parque dos Fundadores
Para quem quer conhecer as belezas da Serra São José, poderá se aventurar no OFF ROAD pela Estrada Parque Passos dos Fundadores.

Conheça mais sobre Tiradentes
Destinos Minas Gerais
Publicidade