O que fazer em Maria da Fé
Ao fundo a Igreja Matriz do municipio - Foto: Mariense (Licença-Dominio publico)
Ao fundo a Igreja Matriz do municipio - Foto: Mariense (Licença-Dominio publico)

Em Maria da Fé, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Sem fertilizantes químicos
Fazer uma caminhada por uma plantação de vagem macarrão. Após as explicações de como são cultivadas, ou seja, sem fertilizantes químicos, de forma rotativa e com a proteção do mato que cresce ao seu redor e atraem as principais pragas. Durante o percurso passa por plantações de mandioca, batata doce, e várias espécies de milho. Em algumas das plantações, como a de milho, você pode provar também uma espiga da espécie mais macia.

Representantes da típica vegetação de altitude
No trajeto, também existem araucárias, jardins naturais com florezinhas delicadas, coloridas e minúsculas e outros representantes da típica vegetação de altitude. A atividade termina por volta de duas horas depois, com a degustação de um lanche onde são servidas frutas, verduras e quitutes preparados com produtos orgânicos. Uma aventura que envolve ao mesmo tempo a atividade física, cultura e saúde.

Não é preciso muita força, a penas habilidade
Outra opção interessante é Rapel e Escalada na Pedra dos Coxos, perfeita para desenvolver esssas atividades. O rapel envolve uma descida pequena, de mais ou menos 25m. Ao chegar ao chão começa a verdadeira aventura que enseja escalar os 25m de retorno ao topo. A escalada deve ser feita com ajuda dos guias, pois, não é preciso muita força, a penas habilidade.

Escalada real, ou seja, habilidade e força
Os guias fazem um simulado numa escalada real, ou seja, habilidade e força para manter-se na rocha; e por meio da ascensão onde, uma fita transformada em um tipo de pedal, permite que você apóie um dos pés, enquanto procura por uma fenda onde apoiar-se na rocha, em seguida você levanta o ascensor, também chamado jummar, e vai subindo pé ante pé, ou seja, jummariando.

Caminhada pela Fazenda Pomária
Uma boa opção também, além de contamplativa, é fazer uma caminhada pela Fazenda Pomária. Nesta caminhada, que dura por volta de 3 horas, percorre parte do percurso de uma das etapas do Circuito de Enduro a Pé – Caminhos do Sul de Minas, que foi realizado em agosto de 2007.Eespécie de árvore nativa do cerrado mineiro

Durante o trajeto, pode-se observar paisagens variadas com mata de candeia (uma espécie de árvore nativa do cerrado mineiro), oliveiras, araucárias, bromélias, além de muitas flores. Na fauna, o destaque é para o macaco Sauá, que é típico da Mantiqueira, no entanto destes, ouve-se apenas os gritos distantes. A mata que margeia a trilha é repleta de morangos silvestres fresquinhos, o que fez a alegria de todos com seu sabor adocicado, bem gostoso.

Conheça mais sobre Maria da Fé
Destinos Minas Gerais
Publicidade