Últimos posts
Pontos Turísticos em Maria da Fé
Artesanato com fibras de bananeiras - Foto: Sergio Mourão
Artesanato com fibras de bananeiras - Foto: Sergio Mourão

Localizada na Serra da Mantiqueira, a 300 km de São Paulo e a 467 km de Belo Horizonte, a pequena cidade, de 15.300 habitantes é considerada a mais fria de Minas Gerais, clima este, devido a sua altitude que passa dos 1.200m, um ótimo destino para quem pretende fugir do calor do verão. A praça principal é decorada com Oliveiras, que dão frutos. Perto da praça, encontra-se também a antiga estação ferroviária, hoje transformada no Centro Cultural e histórico da cidade.

Principais Pontos Turísticos de Maria da Fé:

Cachoeira Mãe de Ouro 
Cachoeira localizada na fazenda Monte Alegre, distrito de Pintos Negreiros, estrada de terra com cerca de 15km a partir do centro da cidade. Seguir em direção a Itajubá, estrada de asfalto por 2 Km, referência Alto Posto Pontal da Serra, seguir estrada de terra, passar pelo bairro Posses, depois do bairro Mata do Isidoro, e descer a Serra dos Pintos Negreiros. Distância total de aproximadamente 20km do centro da cidade.

Capela de Santo Expedito
Capela construída pela graça alcançada de D. Maria Correa, considerada a 4a. capela construída no Brasil em devoção ao santo e possui quadro do artista plástico Domingos Totora retratando o santo.

Centro Cultural
Registro fotográfico e documental da história local localizada na antiga estação ferroviária possui um locomotiva Raldwin 225 1918 desativada.

Fazenda Epamig
Trilha dentro da fazenda da Epamig, verdadeiro santuário de bromélias. Fazenda experimental com cultivo de frutos de oliveiras, ervas medicinais, com trilha de 4km para educação ambiental.

Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes
Construída em 1928 pintada em 1940 pelos artistas Pietro e Ulderico Gentil, indicados pelo bispo de Mariana, e similar à pintura da capela do seminário maior de Mariana. As pinturas foram restauradas pelo SEBRAE MG e FAOP em 2000, sendo a pintura externa restaurada para as cores originais em 2002.

Oficina Gente de Fibra
Oficina de artesanato e show room de pecas utilitárias e decorativas produzidas com papel reciclado e fibra de bananeira, localizada à av Dr. Silvestre Dias Ferraz, trevo Maria da Fé/Cristina.

Pico da Bandeira
Mirante natural do município. Acesso por estrada de terra com cerca de 8 a 10 km do centro da cidade.

Projeto de Paisagismo Canteiros da Alma
Projeto em fase de implantação para revitalização das praças valorizando a vegetação nativa da Mantiqueira. 15 projetos locais de valorização da árvore símbolo do município, única cidade do brasil com oliveiras nas praças, vindas de Portugal na década de 40.

Estação Ferroviária
A estação de Maria da Fé foi inaugurada em 1891. No ano de 1898, começou a cultura de batatas, e a partir daí a cidade e a estação tornaram-se grandes exportadores do produto. Era a estação mais alta da linha, a mais de 1.200 metros de altitude. A estação ainda está de pé, já foi casa da cultura, atualmente (agosto de 2007) está em reformas, sem o telhado.

 

Conheça mais sobre Maria da Fé
Destinos Minas Gerais
Publicidade