O que fazer em Extrema
Pedra do Cume - Foto: Setur-Mg- Sergio Mourão
Pedra do Cume - Foto: Setur-Mg- Sergio Mourão

Na deliciosa cidade de Extrema, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Ar puro e clima agradável de montanha
Extrema é conhecida como Portal de Minas, por ser a porta de entrada do Estado. Localizada na região sul possui um ar puro e clima agradável de montanha, cercada por cachoeiras e uma rica vegetação. Cachoeira do salto, um dos principais pontos turísticos, é um parque municipal de fácil acesso próximo à cidade. Tem também a pedra Sapo, que possui mais de seis metros de altura onde é possível apreciar uma bela vista das montanhas da região. Fortalecida por uma economia sólida, Extrema integra o Circuito das Serras Verde e é um exemplo de proteção da natureza e desenvolvimento sustentável.

Um dos melhores para a prática do Rafting
Em Extrema é possível praticar esportes radicais, além do trekking,  a escalada e o vôo livre que podem ser praticados no Pico do Lopo. Podemos também praticar rafting no rio Jaguari que é considerado um dos melhores para a prática do Rafting no Brasil. Na temporada, que vai de dezembro a maio, atinge níveis IV e V. É praticado em trecho do Rio Jaguari que está localizado entre os municípios de Camanducaia e Extrema

Pode-se avistar a represa do Jaguari
A 8 km do centro esta localizada no alto da Serra do Lopo, a 1600m de altitude, acesso pela Estrada da Embratel, da rampa voltada para o sul, pode-se avistar a represa do Jaguari, com espigões diretos da serra da Mantiqueira ao fundo. Da rampa voltada para o norte avista-se, logo abaixo, a cidade de Extrema.

O ponto mais alto da Serra do Lopo
Outra excelente opção é subir até a Pedra do Cume, o ponto mais alto da Serra do Lopo a 1.780m de altitude. O acesso só pode ser feito por trilha. Oferece uma vista linda e abrangente. Observando-se a montanha, do pé da Serra do Lopo, vê-se claramente a forma de um gigante deitado. Este local tão especial fica localizado na cabeça do gigante, exatamente no ponto em que forma a sua testa entre as sobrancelhas. Nesta pedra pratica-se a escalada.

Conheça mais sobre Extrema
Destinos Minas Gerais
Publicidade