O que fazer em Camanducaia
Vila Monte Verde (principal ponto turistico do municipio) - Foto: Msadp06 (Licença-cc-by-sa-3.0)
Vila Monte Verde (principal ponto turistico do municipio) - Foto: Msadp06 (Licença-cc-by-sa-3.0)

Em Camanducaia, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Considerada uma meca do turismo de aventuras
Distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, a cerca de 300 quilômetros da capital Belo Horizonte. Monte Verde é considerada uma meca do turismo de aventuras. Monte Verde é um destino bastante conhecido por oferecer diversas trilhas ecológicas interessantes para todos os públicos, desde passeios familiares e caminhadas fáceis para principiantes até longas travessias, que exigem bom condicionamento físico, conhecimentos de navegação ou acompanhamento de um guia local.

Curiosas plantas carnívoras
Não deixe de visitar o Orquidário MV, onde você poderá não apenas apreciar a beleza das orquídeas, como também conhecer de perto as curiosas plantas carnívoras. Os caminhos rústicos de Monte Verde levam a destinos de grande beleza natural. Para chegar a muitos desses lugares, contudo, é essencial um veículo com tração nas 4 rodas, além do acompanhamento de alguém que conheça a região.
Uma maneira emocionante de percorrer os terrenos acidentados da região é fazendo um passeio de quadriciclo. Esses potentes veículos superam qualquer obstáculo e garantem um passeio com muita aventura e adrenalina. Apesar de potentes, essas máquinas são fáceis de guiar; não é preciso ter experiência e nem mesmo habilitação.

Adrenalina nas trilhas off-road
Mesmo o vento frio de Monte Verde não intimida os adeptos do motociclismo e do motocross. As estradas de terra e os caminhos até as montanhas fazem a alegria de quem curte este esporte e garantem sua presença constante. Seja para sentir a adrenalina nas trilhas off-road da região ou apenas para percorrer as ruas da vila e curtir as belas paisagens, em Monte Verde há agências que fazem passeios individuais ou em grupo e dispõem de vários modelos para locação por hora ou mesmo por dia, inclusive com o acompanhamento de guias especializados.

Classificado entre os melhores do Brasil
Imagine a sensação de atravessar um vale deslizando por quase 1 quilômetro sobre uma plantação de eucaliptos, a 70 metros de altura, preso por roldanas a um cabo de aço! Quem gosta de esportes de aventura não pode deixar de conhecer a Mega Tirolesa. Classificado entre os melhores do Brasil, o circuito consiste em 2 tirolesas (uma com 450 metros e a outra com 475), em um percurso total de 925 metros. A travessia proporciona uma incrível vista de 360 graus da região.

Praticada até mesmo por crianças
Pode parecer arriscado, mas a segurança é total: projetada de acordo com todas as normas técnicas exigidas, a tirolesa possui cabo duplo para total proteção. A atividade é tão segura que pode ser praticada até mesmo por crianças.

Também podem ser apreciados de cima
Os belos cenários que envolvem Monte Verde e a região da Serra da Mantiqueira também podem ser apreciados de cima, a bordo de um avião monomotor. No aeroporto mais alto do Brasil são realizados voos panorâmicos nos finais de semana e durante a temporada de inverno. São 3 roteiros diferentes, com durações variáveis.

Alugar cavalos comuns para passeios
Se você não faz questão de raça, ao lado do posto de gasolina é possível alugar cavalos comuns para passeios; por um pequeno adicional, você tem o acompanhamento de um guia local. Nesse caso, vale um detalhe importante: respeite os animais e não exija muito; evite alugá-los caso pareçam cansados ou maltratados.

Uma integração com a natureza
O que não falta em Monte Verde é espaço para a prática de mountain bike, uma atividade que, além de saudável, permite uma integração com a natureza, pedalando ao som dos pássaros locais, respirando o ar puro das montanhas e sentindo o perfume da vegetação nativa.

Conheça mais sobre Camanducaia
Destinos Minas Gerais
Publicidade