Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Pontos Turísticos em Domingos Martins
Pedra Azul (Principal ponto turistico da cidade) - Foto: Eduardo Ferreira (Licença-cc-by-sa-2.0)
Pedra Azul (Principal ponto turistico da cidade) - Foto: Eduardo Ferreira (Licença-cc-by-sa-2.0)

A região serrana do estado também é repleta de atrativos, como a pequena e bucólica cidade de Domingos Martins. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, preserva a cultura européia através das construções típicas, das festas folclóricas e da gastronomia - o distrito de Pedra Azul, a cerca de 50 quilômetros do Centro, é repleto de bons e agradáveis restaurantes e passeios como cavalgadas.

Principais pontos turisticos de Domingos Martins:

Biblioteca Muncipal Argentina Lopes Tristão
Fundada há 50 anos, a biblioteca conta com mais de 20 mil títulos, incluindo obras raras e estrangeiras, principalmente alemãs. Paralelamente às atividades diárias, a biblioteca mantém programação variada de ações e eventos voltados à leitura, como rodas de leitura, contação de histórias, saraus, entre outros.

Casa da Cultura
Foi inaugurada em 1983 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1986. No local funciona o Museu Histórico de Domingos Martins, com acervo de livros, documentos, fotografias, móveis, utensílios domésticos relativos à colonização alemã e italiana do município.

Cascata do Galo
Localizada na estrada do Galo, a 10km da Sede, a cascata do Galo possui uma queda de 70m de altura.

Estação Germânia
Inaugurada em 01 de janeiro de 1900, a Estação Germânia da Companhia Inglesa Leopoldina Railway CO., mais tarde ficou conhecida como Estrada de Ferro Leopoldina, da Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, que ligava Vitória ao Rio de Janeiro.

Igreja Evangélica de Confissão Luterana
Esta é a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Na época da construção, em 1866, a Constituição Imperial brasileira proibia torres nas igrejas evangélicas, só permitindo nas católicas. Foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Marco da Colonização Alemã
Marco histórico que registra a presença do primeiro grupo de imigrantes na região de Domingos Martins, no início eram apenas uma vila e um cemitério inaugurada no ano de 1937. Atualmente Duas cruzes foram construídas em homenagem às 39 primeiras famílias que se instalaram na região, vindas da Prússia Renana em 1847. Endereço: Localizado as margens da BR 262, km 34 - Distrito de Biriricas.

Monumento ao Colono Imigrante
Estátua construída em 1954, pelo escultor europeu Carlo Crepaz, para homenagear os colonos alemães.

Paróquia de Santa Isabel
No ano de 1852, as dezoito famílias católicas construíram a atual Igreja da Vila de Santa Isabel e ao mesmo tempo foi construída uma casa paroquial. Na vila de Santa Isabel a Igreja foi construída no mesmo local, antes capela de São Bonifácio. A colônia recebeu esse nome em homenagem a Princesa Isabel, filha do Imperador Pedro. Passa então a Padroeira a Santa Isabel de Portugal.

Parque Estadual da Pedra Azul
Com belíssimas paisagens, o Parque que está dentro da Mata Atlântica, é aberto à visitação, com trilhas, piscinas naturais, mirantes, etc.

Pórtico da cidade
Em arquitetura colonial, o pórtico foi construído em 1992 para embelezar a entrada da cidade.

 

Conheça mais sobre Domingos Martins
Destinos Espírito Santo
Publicidade