Visite São Mateus
Casario do Porto - Foto: Thiagonegris
Casario do Porto - Foto: Thiagonegris

São Mateus é o segundo município mais antigo e sétimo mais populoso do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundado em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal apenas em 1764. O carnaval de Guriri, principal balneário do município, é um dos mais animados do estado e chega a ser conhecido nacionalmente recebendo, principalmente, turistas de Minas Gerais. 

O Porto de São Mateus tornou-se um dos mais importantes da costa brasileira em razão da produção de farinha de mandioca, café e exportação de madeira.

Na gastronomia, uma das iguarias de maior tradição no município é a moqueca de judeu, um peixe pequeno de água doce. Essa moqueca não é comercializada em restaurantes, sendo privilégio das famílias tradicionais da cidade. Além disso, peixes de água doce e de mar como robalo, pescadinha, cascudo, piau, cangoá e traíra, dentre outros, são consumidos no município. Também há grande apreciação por mariscos e crustáceos como caranguejo, siri e sururu.

Os produtos a base de mandioca, como a farinha, o beiju e a tapioca também são alimentos característicos do município, sendo preparados de forma artesanal pelas famílias descendentes de quilombolas.

Conheça mais sobre São Mateus
Fotos São Mateus
VER MAIS 9 FOTOS
Destinos Espírito Santo
Publicidade