Ponte Aracaju Barra dos Coqueiros- Foto: Mega Engenharia |
Durante a segunda metade do século XVI, a costa sergipana era freqüentada pelos traficantesnormandos do pau-brasil. Era a barra do rio Sergipe (barra do Cotinguiba, como então era chamado) oponto preferido por êsses aventureiros.
Portugal pôs fim à pirataria através da conquista das terrasintermediárias. entre Bahia e Pernambuco, realizada por Cristóvão de Barros.Segundo alguns historiadores, o atual Município teria abrigado, nos primeiros anos de suafundação, a sede do Govêrno da Capitania de Sergipe-del-Rei - São Cristóvão -, fundada por Cristóvãode Barros em 1589, na costa ocidental da ilha dos Coqueiros, à margem esquerda do rio Sergipe epróximo de sua foz, local que corresponde, hoje, ao da Cidade de Barra dos Coqueiros.
Era, então,povoado ou, talvez, apenas cidadela.Formação Administrativa:A 10 de maio de 1875, por fôrça da Resolução n.° 1028, a antiga Capela de Nossa Senhora dosMares da Barra dos Coqueiros foi elevada à categoria de freguesia (nunca provida eclesiàsticamente). ALei estadual n.° 525-A, de 25 de novembro de 1953, criou o Município, desmembrado do de Aracaju,compreendendo apenas a ilha de Coqueiros. É constituído de um único distrito, que é têrmo daComarca de Aracaju.