História de São Raimundo Nonato
Leito do Rio Piauí no perímetro urbano - Foto: Diego Rego Monteiro (Licença-cc-by-sa-3.0)
Leito do Rio Piauí no perímetro urbano - Foto: Diego Rego Monteiro (Licença-cc-by-sa-3.0)

O município de São Raimundo Nonato foi formalmente emancipado no ano de 1850, apesar de toda sua área, ter gozado de plena autonomia eclesiástica desde 1832. Seu nome foi em homenagem ao Padroeiro da cidade: São Raimundo Nonato. Seu território foi ocupado em decorrência da expansão colonial pecuarista que teve, no Rio Piauí e em seu vale, fator de mobilidade, expansão e fixação de criadores oriundos das capitanias de Pernambuco, Bahia e em menor escala e anos mais tarde, do Ceará.

Nos primórdios, toda parte da Bacia do Rio Piauí que viria a ser São Raimundo Nonato era habitada por diversas tribos indígenas. Posteriormente, no primeiro quartel do século XVIII, chegaram os jesuítas à região, já então detentores pelas redondezas de um grande número de fazendas, havidas por herança do falecido sertanista Domingos Afonso Mafrense. Deram-se aos religiosos a tarefa de catequizar os índios.

Houve sangrenta guerra em que o colonizador foi vitorioso e os índios mortos, escravizados ou forçosamente emigrados. E foi justamente pela capacidade de resistência dos nativos que o governo do maranhão – ao qual na época era subordinado à região – licenciou e fez comandante nesta contenda o aventureiro procedente de Oeiras, José Dias Soares, a quem coube, com seus filhos, consolidar a conquista e apropriar para si, bem como para seus amigos e acompanhantes , as terras conquistadas.

A tradição oral sustenta que a disposição de combate de José Dias contra os índios se tornara mais intensa, em face do desgosto de ter tido um jovem sobrinho por eles raptado. Encontrado anos depois, inclusive já pai de filhos com índias, seria reconhecido dos pósteros como 'O Brabo'.

Hoje São Raimundo Nonato está presenciando uma nova etapa de desenvolvimento motivado pelo turismo, com a implantação de uma infra-estrutura que fará da região um dos principais roteiros turísticos do Brasil. O município de São Raimundo Nonato está localizado na mesorregião do sudoeste piauiense, possui aproximadamente 31.744 habitantes e 2.606,8 Km². Foi fundado no ano de 1912. Sua densidade demográfica é: 9,97 hab/km2; Área total: 2.606,8 Km2; Altitude 332m.

Conheça mais sobre São Raimundo Nonato
Destinos Piauí
Publicidade