Pontos Turísticos em Amarante
Amarante - Centro Historico - Foto: Portal Amarante
Amarante - Centro Historico - Foto: Portal Amarante

O município de Amarante, situado em uma região de belezas cênicas inigualáveis, como o Rio Parnaíba, que guarda traços da época onde o poeta Da Costa e Silva, autor do Hino do Piauí, o batizou de Velho MongeDo; o cais do porto, um dos encanto de São Francisco e a rica arquitetura influenciada pelo Português, que vieram para o Brasil na época da colônia, batizada de Vila de São Gonçalo. A comunidade negra, Mimbó, também é uma das preciosidades de Amarante.

Amarante é uma cidade privilegiada. Situada à margem direita do rio Parnaíba, apresenta um panorama belíssimo, rico em belezas naturais. É banhada por três rios: o Parnaíba, bonito e majestoso, que recebe ao sul e ao norte dois afluentes, os pequenos rios Canidé e Mulato. O que torna mais belo o seu quadro natural é o fato de estar cercada por morro, do lado do Piauí e do Maranhão, além dos rios que a banham. No centro ergue-se um morro, como que delimitando a área urbana e dividindo-a em alta e baixa.

Outros morros e serras e serras mais afastados enfeitam sua paisagem e se vão perder distantes, junto com a mata verde, contribuindo para dar colorido e beleza. Em frente à cidade corre, deslizando qual um espelho de água, o rio Parnaíba, de porte médio: majestoso, bonito, manso, sereno, lento, no verão, porém, violento e rápido, na estação chuvosa, causando erosão em sua margem direita, destruindo terras, plantações, granjas, chácaras, quintas, vazantes, dando muito prejuízo.

São as cheias ou enchentes da estação chuvosa, que se caracterizam pela água barrenta, suja, e pela queda de ribanceiras, devido à erosão. Ao lado do Maranhão, na sua margem esquerda, está situada a cidade de São Francisco, também cercada por serras e morros bonitos, de desenho caprichosos, que completam e enriquecem o belo quadro natural. Amarante possui uma topografia sui generis, peculiar.

Conheça mais sobre Amarante
Destinos Piauí
Publicidade