História de Tamandaré
Praia dos Carneiros - Foto: David Ludugério
Praia dos Carneiros - Foto: David Ludugério

A palavra Tamandaré é de origem indígena, do vocábulo tupi 'tab-moi-inda-ré', que significa o repovoador. Segundo a lenda, 'o repovoador' era um pajé a quem o grande deus dos trovões, Tupã, avisou que iria exterminar os homens. Assim, quando houve o dilúvio, Tamandaré já se encontrava na arca com sua família, onde ficou até o fim das chuvas, voltando em seguida às terras secas para reiniciar o seu povoamento.

Originalmente, Tamandaré não era mais do que uma praia selvagem, quando fazia parte das terras de Una e Rio Formoso, herdadas pelo coronel João Pais Barreto IV, na segunda metade do século XVI. Foi elevada a distrito em 1905, por influência das famílias Pimentel, Amorim Salgado e Salgado Accioli, descendentes dos Pais Barreto.

Obteve a sua emancipação política em 28 de setembro de 1997, tendo como principal responsável o empresário e político Francisco Pinto de Freitas que iniciou os trabalhos em parceria com o então pré-candidato a Deputado Estadual, Enoelino Magalhães de Lyra, que Eleito Deputado apresentou o Projeto de Emancipação Política que aprovado foi sancionado pelo Governador Miguel Arraes de Alencar. Após o Projeto apresentado pelo Deputado Enoelino Magalhães de Lyra, toda população de Tamandaré fez parte de um grande movimento, incluindo-se o na época vereador e após primeiro prefeito do município Paulo Guimarães, durante o governo de Miguel Arraes, sendo prefeito do Rio Formoso José Hildo Hacker, pai do atual prefeito.

Ao contrário do que se pensa, foi o município que deu nome ao título do marquês de Tamandaré, o patrono da marinha brasileira. Em 1859, acompanhando o casal imperial em viagem ao norte do Brasil, de passagem por Pernambuco, Joaquim Marques Lisboa pediu ao imperador D. Pedro II para trazer os restos mortais de seu irmão, Manuel Marques Lisboa Pitanga, morto na Confederação do Equador, em 1824. Os despojos estavam sepultados no cemitério do pequeno porto de Tamandaré. Pelo gesto, quando o imperador resolveu fazê-lo barão, no ano seguinte, deu-lhe o título de barão de Tamandaré.

Conheça mais sobre Tamandaré
Destinos Pernambuco
Publicidade