Pontos Turísticos em Tamandaré
Praia dos Carneiros - Foto: Everaldo Vilela
Praia dos Carneiros - Foto: Everaldo Vilela

O tamandaré possui, ao todo, cinco praias em sua orla marítima, a mais conhecida é a praia dos carneiros que é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Entre os muitos pontos históricos, encontra-se o Forte de Santo Inácio um dos mais importantes marcos da história de Pernambuco, construído no final do século XVII.

Casa do Artesão
Importante centro cultural do município localizado na Praça Almirante Tamandaré. É um ponto onde o ano todo os artistas da região expoem seus trabalhos feitos com matéria prima do coqueiro e do cipó. A Casa do Artesão foi inaugurada no ano 2001.

Mirante do Oitizeiro
Foi observatório na Segunda Guerra Mundial, hoje é o ponto mais alto de Tamandaré desde onde podemos ter uma visual panorâmica de Tamandaré, tanto da cidade como assim do maravilhoso mar de verde esmeralda. Todos os anos celebra-se no Mirante a Festa Ecológica de São Pedro do Oitizeiro.

Igreja de São José de Botas
A Igreja de São José localiza-se perto da praia de Tamandaré, foi construída no século XIX, possui estilo barroco e ainda conserva no centro da parte superior da fachada um brasão que representa um serrote, um cajado, um compasso, e uma régua.

Igreja de São Pedro
A Igreja de São Pedro localiza-se às margens do Oceano Atlântico, na Praia de Campas. Esta igreja de arquitetura barroca, construida no século XIX tem como destaque um altar onde encontram-se imagens do seu padroeiro e destaque para o seu coro. Ocasionalmente realizam-se missas ou casamentos.

Igreja de São Benedito
Se encontra a beira mar na Praia dos Carneiros desde o ano 1910, de arquitetura simples e bonita, contornada por coqueiros é um dos cartões postais de quem visita Carneiros.

Forte de Santo Inácio de Loyola
O Forte de Santo Inácio de Loyola é Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. Conhecido como o Forte de Tamandaré, foi construido para proteger porto dos ataques holandeses. Fica nas margens da Praia Boca da Barra. O Forte foi construido a finais do século XIIX e é parte da história de Pernambuco.

Farol de Tamandaré
No ano 1902 para guiar os navios foi inaugurado o Farol de Tamandaré, localizado junto ao Forte de Santo Inácio de Loyola.

Cachoeira do Bulha D'água
Outro atrativo de Tamandaré é a Cachoeira do Bulha D'água, uma cachoeira de 10 metros de altura ubicada nos límites da Reserva Biológica de Saltinho, as margens da PE-76, rodovia de acesso à cidade.
Também é conhecida como Bica de Tamandaré. São três quedas fortes de águas frias e límpidas com temperaturas de até 15 grau.

Piscinas Naturais
Um dos principais atrativos da região são as piscinas naturais que formam-se a poucos metros da praia pelos recifes de corais, eles formam uma barreira não permitindo o paso do mar até a costa, que fica calmo e da lugar à vida de muitas espécies de animais e plantas, é um espetáculo imperdível para os amantes da natureza. Os recifes de Tamandaré são ideais para o turismo ecológico e a prática de mergulho .

Manguezais
Tamandaré presenta áreas de mangue onde abitam várias especies marinhas. As mesmas passan parte de sua vida no mar, e procuran o estuário para sua reprodução ou alimentação. Algumas das especies encontradas são crustáceos, moluscos e peixes, entre eles o caranguejo-uçá, aratus, pitú e guaiamuns. O Estuário dos Rios Mamucabas e Ilhetas formam o manguezal de maior biodiversidade.

 

Rio Ariquindá
O Rio Ariquindá é o rio com o menor índice de poluição de Pernambuco. Oa norte da sua margem obserbamos a praia de Guadalupe, na sua margem direita encontramos a Praia dos Carneiros, e na na esquerda o mirante natural no município de Rio Formoso. Pode se navegar em pequenos botes, conta aproximadamente com 6 metros de profundidade e 70 metros e largura. Em todas as suas margens encontramos vegetação de mangue. Conta com uma marina na orla é algumas casas de veraneio. O Rio Ariquindá é o marco inicial do CT (Centro Turístico) Guadalupe.

Recifes de Corais
Poucos paises no mundo tem a vençao de presentar nos seus ecossistemas estas formações de recifes de corais. Pelas condições favoraveis dos mares tropicais, o Brasil é o unico pais no Atlântico Sul que possui estes recifes de grande biodiversidade que levaram milhares de ano em se formar e são o habitad de centenas de éspecies de animais y plantas. Os Recifes De Corais são os desenhistas das charmosas piscinas naturais no mar de Tamandaré. Estes Recifes de Corais são protegidos pelas leis brasileiras formando parte da APA Costa dos Corais.

Conheça mais sobre Tamandaré
Destinos Pernambuco
Publicidade