Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
São Luis - Cultura - Praças Históricas
Praça Benedito Leite - Foto: José Carlos Costa (Licença-cc-by-sa-3.0)
Praça Benedito Leite - Foto: José Carlos Costa (Licença-cc-by-sa-3.0)

Principais Praças Históricas de São Luis

Praça Benedito Leite
Seu primeiro nome foi Largo João Velho do Val (ou do Vale). Seu nome atual foi dado após a construção de uma estatua de bronze em homenagem a Benedito Pereira Leite, estadista que levou o nome do Maranhão no Senado da Republica. Ao lado da Catedral Metropolitana, Igreja da Sé, e do Palácio do Comércio, este logradouro é passagem obrigatória de quem vem do centro comercial para a Av. Dom Pedro II, onde fica o Palácio dos Leões.

Praça da Pacotilha
Em seu lugar havia uma casa, que foi derrubada dando lugar a Praça da Pacotilha, que tem esse nome pelo famoso jornal “A Pacotilha”, que funcionava em um casarão naquela casa.

Praça do Comércio
Praça de muitas histórias. Segundo os pesquisadores, no ano de 1868, comerciantes da Praia Grande fizeram da praça um palco de grande confusão. Muitas pessoas foram presas sob suspeita de uso de cédulas falsas no comércio. Conhecida como Largo do Comercio, esta praça é portal de entrada do centro histórico de São Luis para quem chega por mar ou por terra. Também recebeu vários nomes como Fran Paxeco e Praia Grande.

Como centro do comércio local, a Praia Grande em São Luis, durante os século XVIII e XIX, quando a cultura do algodão era o motor do desenvolvimento da cidade, colocando a cidade em contato permanente com a Europa. Aqui também se mantinha o comércio de escravos oriundos da África, para atuarem na lavoura do algodão e em serviços domésticos. Porém a partir da década de 30 houve redução da atividade econômica e outras opções de mercado surgiam com tecnologias mais avanças e crescia a infraestrutura de estradas e industrial em outras regiões do país.

Mesmo com a decadência, permanecera, seus casarões intactos e com toda sua baliza arquitetônica, em estilo colonial português, fachadas revestidas de azulejos, pedra de cantaria.

werwre
Conheça mais sobre São Luis
Conheça São Luis
Publicidade