São Luis - Atrativos - Pontos Turísticos
Catedral de São Luis do Maranhão - Foto: Luis Guilherme (Licença-cc-by-sa-2.0)
Catedral de São Luis do Maranhão - Foto: Luis Guilherme (Licença-cc-by-sa-2.0)

Principais Pontos Turísticos de São Luis

Com nome em homenagem a rei francês, a maior marca da cidade é bem portuguesa: os azulejos, que chamam atenção nos casarões do imenso centro histórico. Praias, lagoa, restaurantes e museus completam a lista de pontos turísticos de São Luís

Centro Histórico
A cidade de São Luís conservou a inigualável beleza do Centro Histórico com suas praças, becos, museus, escadas, monumentos e uma grande quantidade de edifícios que foram erguidos entre os séculos XVIII e XIX. O esplendor das suas construções se deve à influência portuguesa, que deixou seu legado nas belas igrejas, casarões e edifícios, alguns revestidos com azulejos, o que permite um maior isolamento nas construções devido à umidade que é muito alta na região, já que está muito perto do Equador. Devido à sua preciosidade lhe foi outorgado o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Teatro Arthur Azevedo
Esse teatro neoclássico foi inaugurado em 1817. O projeto foi iniciado pelos comerciantes portugueses que pretendiam construir um lugar para que pudessem apreciar espetáculos de arte dramática, tal qual em Lisboa, Portugal. O nome do teatro foi escolhido para homenagear o dramaturgo Arthur Azevedo. Também é muito famoso devido a que num dos seus camarotes nasceu a renomada atriz local Apolônia Pinto. O teatro está aberto ao público e oferece visitas guiadas.

Palácio dos Leões
Inicialmente era um forte construído pelos franceses em 1612. Com a chegada dos portugueses o lugar se converteu em um palácio. Hoje em dia funciona como a sede do governo do Estado do Maranhão.

Igreja da Sé (Catedral)
Está localizada no Centro Histórico e é famosa pela beleza de seu maior retábulo, todo revestido em ouro ademais de ser um dos monumentos históricos mais importantes e antigos de São Luís. Foi construída em 1626, como uma homenagem à 'Nossa Senhora da Vitória', padroeira dos portugueses na batalha de Guaxenduba.

Igreja e Convento do Carmo
Essa igreja sofreu muitas modificações em sua arquitetura e agora os únicos lugares intactos são as paredes e as portas principais de sua construção original. Sua fachada está completamente revestida com azulejos portugueses. Foi utilizada como forte contra a invasão holandesa.

Casa do Maranhão
Esse interessante museu expõe distintas formas da cultura do Estado do Maranhão. Seu objetivo é mostrar aos visitantes a riqueza natural, arquitetônica e cultural do Estado. Em suas salas, você poderá conhecer a cultura popular, como a representação do Bumba Meu Boi e outros costumes e festividades da região.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Está localizado em um edifício de impressionante arquitetura do século XIX. Exibe importantes coleções de peças de porcelana e vidro, mobiliário e pinturas do século XIX. O museu também possui uma interessante galeria de arte.

Casa de Nhozinho
Neste Museu com colorida fachada de azulejo colonial há exposições de artigos de uso cotidiano da cultura popular de São Luís, como jogos artesanais para crianças, teares e instrumentos de trabalho, artigos de palha, ferro e barro utilizados para decoração. Seu nome se deve a um destacado artesão local chamado Antônio Bruno Nogueira, conhecido como Nhozinho, que se dedicava à elaboração de artigos confeccionados com fibra e palha de buriti, abundante na região.

Convento das Merces
Inaugurado em 1645 pelo padre Antônio Vieira, seu objetivo era que funcionasse como um convento. Posteriormente, em 1905, foi comprado pelo governo para abrigar a estação de bombeiros e o quartel da polícia militar. Hoje em dia, funciona como a sede da Fundação da Memória Republicana, um museu que reúne informação bibliográfica e audiovisual acerca do ex- presidente José Sarney e sua trajetória política.

Lagoa da Jansen
Essa belíssima lagoa localiza-se no bairro Ponta d'Areia. Em seu entorno foi criado um parque ecológico que conta com espaços para a prática de esportes como a caminhada e o ciclismo ademais de uma extensa área de restaurantes. Visite essa fantástica lagoa e admire uma incrível vista panorâmica da área.

Fonte das Pedras
É a fonte mais antiga da cidade de São Luís e foi construída em 1615 para prover água potável à população. Esse lugar serviu como parada de descanso para as tropas de Daniel de La Rivardiere, pois está rodeado de frondosas árvores.

Fonte do Ribeirão
Essa fonte foi construída em 1796 e conta com elementos religiosos em sua decoração e é uma clara mostra da arquitetura da época colonial em São Luís. A fonte possui túneis subterrâneos que funcionavam como passagens entre as igrejas e as cidades.

werwre
Conheça mais sobre São Luis
Fotos São Luis
Crepúsculo da Ponte do São Francisco - Foto: Flavio Uzumaki (Licença-cc-by-sa-3.0)Crepúsculo da Ponte do São Francisco - Foto: Flavio Uzumaki (Licença-cc-by-sa-3.0)
Praia do Calhau - Foto: Fernando Santos Cunha filho (Licença-cc-by-sa-3.0)Praia do Calhau - Foto: Fernando Santos Cunha filho (Licença-cc-by-sa-3.0)
Praça Goncalves Dias e Igreja de Nossa Senhora dos Remedios - Foto: Fernando Santos Cunha Filho (Licença-gfdl)Praça Goncalves Dias e Igreja de Nossa Senhora dos Remedios - Foto: Fernando Santos Cunha Filho (Licença-gfdl)
VER MAIS 4 FOTOS
Conheça São Luis
Publicidade