Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em São Luis
Crepúsculo da Ponte do  São Francisco - Foto: Flavio Uzumaki (Licença-cc-by-sa-3.0)
Crepúsculo da Ponte do São Francisco - Foto: Flavio Uzumaki (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na capital Maranhense, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Várias manifestações culturais
Antigo Centro comercial nos finais do século XVIII, hoje se converteu em uma zona cultural e de lazer, com prédios históricos divididos por todo o centro histórico, além de várias manifestações culturais no decorrer de todo o ano. Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1997, o Centro Histórico de São Luis possui um riquíssimo conjunto arquitetônico composto em cerca de 3.500 construções antigas numa área de 250 hectares.

Seus azulejos portugueses
Ao caminhar pelas ruas, calçadas com pedras de cantaria importadas de Portugal e contemplar a beleza dos seus azulejos portugueses, o fará remontar ao passado. As ruas são tranquilas para sua caminhada, afinal, em muitas delas o tráfego de veículos é proibido.

Riquíssimo acervo
Datado de 1873, a Casa do Maranhão, onde hoje funciona o Museu Folclórico, merece sua visita. O Museu possui um riquíssimo acervo formado por vestimentas e instrumentos musicais usados em festas típicas como Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula.

Produtos típicos maranhenses
Conheça também a Casa das Tulhas, onde está abrigado o Mercado da Praia Grande, numa construção de 1820. A cassa possui uma gama enorme na variedade de todos os produtos típicos maranhenses, que vão desde camarão seco até ervas e, principalmente as deliciosas castanhas de caju.

Belíssima escadaria
Mais à frente, ainda no Centro histórico, há uma belíssima escadaria composta por 35 degraus produzidos de pedra de lioz, do século 18 e que você não deve deixar de conhecer. Situada no Beco Catarina Mina, a escadaria foi construída em homenagem a uma escrava que conseguiu comprar sua própria alforria.

Construído pelos franceses
Não deixe de visitar também o Palácio dos Leões, construído no século XVIII no local onde existia o antigo Forte Saint Louis, atual sede do Governo do Estado, construído pelos franceses numa homenagem a seu Rei, Luis XIII, contudo, sofreu inúmeras reformas e ampliações para sua boa preservação.

No Centro Histórico
Aproveitando seu tempo no Centro Histórico, há muito para ser visto ou visitado como na Fonte do Ribeirão, Igreja do Desterro, Catedral da Sé, Convento das Mercês, Cafua das Mercês, Palácio dos Leões e Teatro Arthur Azevedo .

Lagoa mais famosa de São Luis
Nem só de cultura e prédios históricos são pontos turísticos em São Luis. Inaugurado no ano de 2001, um outro atrativo importante na cidade, é a lagoa mais famosa de São Luis, a 'Lagoa da Janssen'. Consiste em um parque ecológico composto de restaurante, áreas esportivas e ciclovias. Um dos seus pontos mais visitados é o Mirante da Lagoa, principalmente pelos amantes da natureza, que utilizam do lugar para contemplar a paisagem panorâmica da região.

Espécies da flora tais como o pau marfim
Já, para os amantes do ecoturismo, a dica é visitar o Parque Botânico da Vale, onde é possível conhecer espécies da flora tais como o pau marfim, o pequi, buriti, etc, além da fauna, como o macaco prego, gato maracajá, bicho preguiça, tamanduá, entre outros! O Parque possui uma excelente estrutura, composto de auditório, anfiteatro, salas de aula e biblioteca com livros infantis e jogos educativos. Conta ainda com estacionamento de veículos e ônibus, e 29 banheiros espalhados por toda a área, inclusive para portadores de necessidades especiais e fraldário!

Conheça mais sobre São Luis
Conheça São Luis
Publicidade