Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
História de Carutapera
Carutapera - Foto: Blog Thadeu Nunes
Carutapera - Foto: Blog Thadeu Nunes

Município de Carutapera: foi o primeiro município a ser desmembrado de Turiaçu através da Lei Provincial nº 1377 de 11 de maio de 1886, sendo desmembrado do município de Turiaçu, o trecho compreendido entre os rios Gurupi e Rio Tromai. A história de fundação de Carutapera remonta ao ano de 1655, época que os jesuítas fundaram o posto de catequese aos índios do rio Gurupi, à margem direta do lugar Cacaual, onde tinha uma plantação de cacau.

Os primeiros colonizadores chegados em 1798 se estabeleceram nos núcleos de Turiaçu, Igarapé Açu, São João, São Lourenço, Peritiua, Pindobal e Revirada.
Em 1854 foi fundada a Colônia de São Pedro de Alcântara, pelo Governador da Província do Maranhão, Dr. Eduardo Olimpo Machado(Barão de Turiaçu), mas essa colônia não teve o progresso esperado devido à agressividade dos índios Urubus.

Em 25 de junho de 1861, Firmino Pantoja e sua mulher, Dona Fausta Pantoja, adquiriram de Manoel Rodrigues Leite Chaves uma posse de terras de 600 braças em quadro, à margem direita do Rio Arapiranga, fazendo doação da mesma para ser fundada a povoação Carutapera.

Conheça mais sobre Carutapera
Destinos Maranhão
Publicidade