Fortaleza - Cultura - Ruas Históricas
Restaurantes e bares no Centro Histórico da cidade - Foto: Lyssuel Calvet (Licença-cc-by-2.0)
Restaurantes e bares no Centro Histórico da cidade - Foto: Lyssuel Calvet (Licença-cc-by-2.0)

Principais Ruas Históricas de Fortaleza

Centro de Fortaleza designa tanto um bairro da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, no Brasil, quanto a região em que este bairro está inserido. É nessa região que estão os mais antigos prédios da cidade. O bairro desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú. O bairro abriga o berço histórico da cidade: o Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654. O lema da cidade de Fortaleza (presente em seu brasão) é a palavra em latim Fortitudine, que, em português, significa: 'força, valor, coragem'.

Ao longo dos séculos XIX e XX, Fortaleza passou por uma concentração de atividades diversificadas em torno dos bairros residenciais que estavam em formação na região central da cidade. Em poucos anos, as funções políticas reforçavam o desenvolvimento econômico da cidade, promovendo pequenas mudanças na disposição estrutural em algumas áreas, onde casas tradicionais passavam a servir de sede de alguma atividade comercial.

Avenida Bezerra de Menezes
A inauguração teve a singularidade de congraçamento dos moradores e de todos que percorriam aquela avenida, unindo-se a um só, numa quilométrica mesa posta pelos moradores da avenida que promoveram um grande banquete, em que cada um expunha suas iguarias, guloseimas e acepipes dos mais variados tipos

Rua Senador Pompeu
Nos anos 50, já estava devidamente pavimentada.A frota de carros particulares em Fortaleza começava a aumentar e, em 1951, foram instalados os primeiros sinais luminosos para controlar o tráfego no centro da cidade. Mas as bicicletas eram muito utilizadas. Boa parte delas eram importadas. Uma das mais famosas era da marca chamada Sears Roebuck. Por isso o desfile de ciclista era fundamental nas paradas de 7 de Setembro.

werwre
Conheça mais sobre Fortaleza
Conheça Fortaleza
Publicidade