Fortaleza - Cultura - Agenda Festiva
Festas Juninas - Foto: SCDH- Gov Ceará
Festas Juninas - Foto: SCDH- Gov Ceará

Principais festa tradicionais de Fortaleza

Pré Carnaval
O Pré-carnaval de Rua de Fortaleza é a festa da alegria, da espontaneidade e da irreverência. É a festa que valoriza a tradição, onde crianças, jovens, adultos e idosos saem às ruas para brincar fantasiados e se encantar com as bandas e charangas de sopros, metais e percussão tocando frevos, marchinhas, sambas e ijexás e com a inventividade dos foliões. Manifestação genuinamente do povo, o Pré-carnaval é apoiado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do Edital de Fomento ao Pré-carnaval de Rua de Fortaleza, e se caracteriza como uma festa descentralizada e democrática, que fortalece as raízes culturais de Fortaleza e a identidade do povo fortalezense, nacionalmente reconhecido como brincalhão.
Período de execução: janeiro e fevereiro

Carnaval
O Carnaval de Fortaleza, manifestação tradicional e popular apoiada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), é a festa da alegria e da espontaneidade. Marcado pela descentralização, a folia se divide em três pontos referenciais da Cidade:  Av. Domingos Olímpio, vitrine do desfile oficial das agremiações carnavalescas (maracatus, escolas de samba, blocos, afoxés, cordões e os sujos) apoiadas através de Edital de Fomento às Agremiações Carnavalescas para o Carnaval de Rua de Fortaleza; Bar da Mocinha, reduto do samba de mesa e do Carnaval na cidade; e Praia de Iracema, à altura da Caixa D´água dos Peixinhos (obra pública do artista plástico cearense Leonilson), concentrando a programação de shows noturnos precedidos por cortejos de blocos carnavalescos. Todos os pontos são palcos para uma festa alegre, democrática e acolhedora de todos os gostos e sentidos.
Período de execução: fevereiro

Dia Internacional da Mulher
Fortaleza celebra a feminilidade durante o ano todo por meio de várias ações que colocam as mulheres no centro da pauta política municipal, todas capitaneadas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, instância ligada diretamente ao gabinete da Prefeita de Fortaleza, Luzianne Lins. Mas no Dia da Mulher, comemorado mundialmente no dia 8 de março, a celebração à feminilidade ganha força com uma programação cultural e política intensa, que acontece em toda a Cidade, mas que ganha visibilidade com grandes shows de mulheres realizados exatamente no dia 8.
Período de execução: março

Dia do Maracatu
O Dia do Maracatu foi criado oficialmente através da lei municipal 5.827/1984, por ser esta a data da libertação dos escravos no Ceará (25 de março de 1884), primeiro Estado brasileiro a abolir a escravatura, ainda quatro anos da promulgação da Lei Áurea, em 13 de março de 1888; razão pela qual o escritor José do Patrocínio teria batizado o Ceará como Terra da Luz. Neste dia, Fortaleza vê reis e rainhas, balaieiros, índios, calunga, preta e preto velhos, negro do incenso, orixás desfilando pelas ruas do Centro da Cidade ao som da batida dolente do Maracatu Cearense. A celebração da data, que serve para valorizar e divulgar o Maracatu Cearense em Fortaleza, exaltando-o como a autêntica brincadeira de rua local, é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e em parceria com a Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Ceará.
Data de execução: 25 de março

Aniversário de Fortaleza
A cada dia 13 de abril, a Prefeitura Municipal de Fortaleza comemora o aniversário da cidade presenteando os cidadãos e cidadãs com grandes shows musicais, um elogio à diversidade cultural e à história do povo cearense. A celebração se estende por todo mês de abril, quando diversas atividades culturais e sociais colocam o fortalezense em primeiro lugar numa pauta política que prioriza as pessoas.
Data de execução: 13 de abril

Salão de Abril
O Salão de Abril, tradicional mostra de artes visuais realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), chega ao ano de 2009 comemorando o marco de 60 edições. Uma das mostras de arte mais antigas do Brasil, começada em 1943 sob o fogo da Ditadura e da 2ª Guerra, o Salão de Abril visa a criação de uma política de produção, formação e difusão nas artes visuais na cidade de Fortaleza. Hoje inserido no circuito nacional das artes visuais, a mostra tornou-se um símbolo local, que vem potencializar a vocação para as artes que a cidade expressa das mais diversas formas, seja nos museus, nos ateliês, nas galerias, nas ruas, nas escolas e nos centros culturais espalhados pelos bairros; e um importante canal de exibição e fruição da produção artística feita no Brasil.
Período de execução: 18 de abril a 31 de outubro de 2009

Dia do Trabalhador
No dia 1º de maio, a Prefeitura Municipal de Fortaleza apoia a Central Única de Trabalhadores Ceará (CUT-CE) na realização de shows que complementam a luta da classe trabalhadora por melhores condições trabalhistas.
Data de execução: 1º de maio

Arraiá da Cidade
Grande festa de São João realizada na Praça do Ferreira. O Arraiá da Cidade, antes Arraiá do Ferreira, tem programação diversificada com participações de grupos de danças e repentistas, apresentações de quadrilhas adultas e infantis (que se apresentam gratuitamente, como contrapartida ao Edital de Festejos Juninos), barracas de comidas típicas e de artesanato e estandes com a apresentação de simpatias casamenteiras, brincadeiras e jogos. Os festejos são apoiados através dos Editais de Fomento aos Festejos Juninos, concursos através dos quais as quadrilhas concorrem entre si para obter recursos públicos.  O evento reúne cerca de 40 mil pessoas por edição e já acontece há quatro anos. Cada noite é encerrada com um show musical: Nando Cordel, Waldonys, Chico Pessoa, Zé de Manu e Messias Holanda já passaram pelo palco do Arraiá da Cidade.
Período de execução: junho

Fortaleza em Férias
Série de atividades esportivas, artísticas e de diversão promovidas pela Prefeitura de Fortaleza durante o mês de julho, envolvendo apresentações na Praia de Iracema, Anfiteatro da Volta da Jurema, Parque Adahil Barreto, Parque Rio Branco e em 15 bairros da periferia da cidade, onde acontecem apresentações do projeto Circo de Todas as Artes.
Período de execução: durante todo o mês de julho
 
Conferência Municipal de Cultura
A Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza é um espaço de consulta pública, reconhecido e convocado pelo Poder Executivo Municipal, onde a sociedade civil e os representantes governamentais debatem princípios e diretrizes a fim de orientar a política e a gestão municipais da Cultura. A proposta central é estabelecer, de forma participativa e democrática, um novo modelo de gestão que, após as reformulações institucionais necessárias, vem reorganizar o papel da Prefeitura na área cultural, levando em consideração as especificidades do fazer cultural.

Em 2005, a primeira edição da Conferência resultou na assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Prefeitura de Fortaleza – representada pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET) – e o Governo Federal – representado pelo Ministério da Cultura (MinC) – para a implantação do Sistema Nacional de Cultura, uma articulação/pactuação entre os governos (municipais, estaduais e federal) e a sociedade civil para coordenar planos e ações públicas para a Cultura em todo o país.
Na II Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, realizada entre 13 de novembro e 15 de dezembro de 2007, firmou-se o compromisso de criação da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC) e do Conselho Municipal de Política Cultural, ações que legitimam a Cultura como um campo estratégico para a atual administração e dizem sobre o compromisso da atual gestão com a democratização das decisões políticas e a institucionalização de instrumentos de democracia participativa.
Período de execução: setembro

Dia Nacional de Cultura
O aniversário de nascimento do jurista e intelectual Rui Barbosa (1849–1923) é o mote para a comemoração do Dia Nacional da Cultura. No dia 5 de novembro, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) elege um equipamento cultural da Cidade como centro irradiador de uma programação especial em referência à data. Em pauta, shows musicais, exibições de vídeos, apresentações circenses, exposição fotográfica, leituras dramáticas, rodas de poesia e de contos e espetáculos teatrais e de dança, entre outras manifestações artísticas, comemoram conquistas e avanços políticos e culturais na Cidade. Data de execução: 5 de novembro

Reveillon
Fortaleza comemora a virada do ano com a intensidade que merece. A cada ano que passa, o Réveillon popular da cidade, que já se consolidou como uma festa democrática, segura e alegre, leva para as areias do Aterro da Praia de Iracema uma já fiel multidão de moradores e visitantes que promove verdadeiras confraternizações coletivas à beira mar, com direito à ceia improvisada entre cadeiras de praia e celebrações ao ano que estar por vir. É uma noite que cada cidadão e cada cidadã fortalezense também se torna uma estrela.
Data de execução: 31 de dezembro

werwre
Conheça mais sobre Fortaleza
Conheça Fortaleza
Publicidade