Fortaleza - Cultura - Museus
Museu da Industria do Ceará - Foto: Nakinn (Licença-cc-by-4.0)
Museu da Industria do Ceará - Foto: Nakinn (Licença-cc-by-4.0)

Principais Museus de Fortaleza

Existem vários Museus em Fortaleza. Os mais importantes são o Museu do Ceará que reúne peças valiosas sobre a cultura e o povo cearense e de Fortaleza; Museu de Arte Contemporânea do CDMAC que reúne várias obras de artistas comtemporâneos e o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará que guarda rico acervo de artistas plásticos cearenses como Raimundo Cela, Antônio Bandeira e Chico da Silva. São quase trinta museus e memoriais que guardam a história local ou universal, como os museus do Automóvel e Museu da Motocicleta com veículos de várias partes do mundo.

Museu do Ceará
O Museu do Ceará é um museu localizado na cidade de Fortaleza que abriga um acervo de mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que contam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Exibe também exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense.

O Museu do Ceará atual tem suas coleções originadas no primeiro museu do Ceará, pertencente ao médico Joaquim Antônio Alves, que, em 1873, organizou uma coleção de objetos e fragmentos da natureza. Essa coleção compôs o Museu Provincial, que funcionou entre 1875 e 1885 como uma das dependência do Gabinete Cearense de Leitura. A partir de 1894, Francisco Dias da Rocha formou uma coleção para o Museu Rocha, que funcionou até 1950.


Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
É um museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e está localizado no tradicional bairro Praia de Iracema, em Fortaleza. Foi inaugurado em abril de 1999, juntamente com todo complexo cultural. Foi aberto ao público com a exposição Dragões e Leões.

A estrutura arquitetônica do MAC revela-se uma das mais adequadas dentre as instituições do país, atualmente conta com quatorze salas de exposição, área administrativa e a reserva técnica que possui um dos maiores espaço para conservação e restauro de obras do Brasil. O Setor de Conservação e Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura desenvolve trabalhos diversificados no exercício de ações relacionadas à preservação e cuidados especiais com o acervo permanente (Pinacoteca do Estado do Ceará e Acervo MAC) e flutuante (exposições temporárias).

Aqui são desenvolvidas as seguintes atividades: coordenação de montagem, desmontagem, embalagem e retorno das exposições, laudos técnicos de obras, vistoria técnica no equipamento museológico e nos trabalhos expostos nas galerias, pesquisa e curadoria, elaboração de projetos, organização e controle da Reserva Técnica, serviços de courrier, elaboração de textos, serviços de molduraria (abertura do passe-partout, foan), documentação relativa a obras doadas ao MAC (termos de doação e termos de cessão de imagem), elaboração de projetos.

As ações envolvendo o acervo são sempre acompanhadas por um dos funcionários e são devidamente documentadas. Atualmente a coleção do MAC, conta com aproximadamente 619 obras de artistas locais, nacionais e internacionais. Além do acervo do museu, o setor é responsável pelo acervo da Pinacoteca do Estado do Ceará.

werwre
Conheça mais sobre Fortaleza
Conheça Fortaleza
Publicidade