Cuiabá - Cultura - Agenda Festiva
Festa de Sao Benedito - Foto: Mateus Hidalgo- Licen�a-cc-by-sa-2.5
Festa de Sao Benedito - Foto: Mateus Hidalgo- Licen�a-cc-by-sa-2.5

Principais Festas tradicionais de Cuiabá

Festa de São Benedito
Devotos de São Benedito realizam anualmente a maior festa religiosa do estado do Mato Grosso, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito na cidade de Cuiabá capital do estado, que tem no primeiro domingo de julho e os três dias que o antecedem, são dias intensos de festividades, com vários eventos, religiosos, culturais e festivos.

No mês de maio os andores de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário saem em visita as comunidades. A Bandeira de São Benedito, acompanhada de banda musical e devotos, sai no mês de junho em visita a casas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos para angariar fundos que viabilizem a realização da Festa de São Benedito.

Festa do Padroeiro de Cuiabá
Festa do Bom Jesus, padroeiro da cidade de Cuiabá dia 1 de janeiro.

Siriri - O siriri é uma dança das mais populares do folclore mato-grossense, praticada especialmente nas cidades e na  zona rural da baixada cuiabana. É uma dança que lembra os divertimentos indígenas. É o siriri dançado por homens, mulheres e até crianças, numa coreografia bastante variada e sem uma interpretação definida, sendo praticada em sala de casa ou mesmo em terreiros.

A música é simples e bastante alegre, falando de coisas da vida. Os tocadores são também os cantadores, em solo ou em coro com os participantes da dança. Os instrumentos musicais usados no acompanhamento da dança são basicamente a viola de cocho, o ganzá e o mocho ou tamborim.

Cururu
O Cururu é importante componente do folclore mato-grossense. A dança do cururu se classifica em sacra e profana. A sacra, também chamada de função, geralmente acontece nas orações aos santos de devoção popular e tem o objetivo de louvar ou homenagear aquele determinado Santo. A profana é aquela dança acompanhada pelos desafios e versos dos repentistas, por trovas de amor e uma variada coreografia. O cururu, na cuiabania, é dança de roda, só para homens, ao som de desafios cantado, com acompanhamento instrumental; é função de cururu.

                

werwre
Conheça mais sobre Cuiabá
Conheça Cuiabá
Publicidade