Goiania - Cultura - Praças Históricas
Monuento João Alves de Queiroz - Foto: Silvio Quirino - Goiás Turismo
Monuento João Alves de Queiroz - Foto: Silvio Quirino - Goiás Turismo

Principais Praças Históricas de Goiânia

Praça Atílio Correia Lima
Conhecida popularmente como Praça do Bandeirante, é uma praça de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. Localiza-se no Centro da cidade, no cruzamento das avenidas Goiás e Anhangüera. O nome oficial da praça homenageia Atílio Correia Lima, o arquiteto responsável pelo plano piloto de Goiânia.

O Monumento ao Bandeirante, símbolo da praça, foi inaugurado no dia 9 de novembro de 1942. O monumento foi criado pelo artista plástico Armando Zago atendendo à solicitação do Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito de São Paulo, para ser doado ao povo goiano. A escultura em bronze possui três metros e meio de altura e retrata o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva em corpo inteiro, tendo nas mãos uma bateia e armado de bacamarte.

A histórica praça, palco de movimentos estudantis como Diretas Já e Caras-pintadas na capital, teve seu tamanho diminuído drasticamente ao longo dos anos devido, em parte, ao enorme crescimento do fluxo de carros na Avenida Anhangüera. O primeiro comício das Diretas Já na praça foi realizado em 15 de junho de 1983 e reuniu cerca de cinco mil pessoas. Este foi o primeiro comício do movimento realizado em uma capital. O último comício realizado na praça (o penúltimo do movimento) ocorreu no dia 13 de abril de 1984 e reuniu trezentos mil manifestantes.

werwre
Conheça mais sobre Goiania
Conheça Goiania
Publicidade