Últimos posts

Arroz com Suã

Arroz com Suã - Foto: Aldeia
Arroz com Suã - Foto: Aldeia

O suã é a coluna vertebral do porco e, por não ser uma parte suína com muita carne, é bastante usado nessa receita de arroz. O arroz, por sua vez, também é bastante utilizado na gastronomia do estado, sendo um dos acompanhamentos mais consumidos.

Ingredientes

  • 1 kg de suã de porco
  • 2 colheres (sopa) de alho amassado. 22 g
  • 1 maço médio de salsinha amarrado. 90 g
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão . 30 ml
  • 2 pimentas-malaguetas em conserva
  • 2 xícaras (chá) de arroz . 400 g
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g
  • Sal a gosto

Modo de Fazer

  1. Lave o suã de porco, seque com toalha de papel, tire as aparas, corte em fatias transversais e coloque-o em uma tigela grande. Reserve.
  2. Descasque os dentes de alho, amasse (ou passe por um espemedor, meça 2 colheres das sopa e reserve.
  3. Lave a salsinha em água corrente, seque com toalha de papel e amarre o maço com um barbante. Reserve.
  4. Coloque em uma tigela o alho, o suco de limão, a pimenta e o sal. Misture bem até obter uma pasta. Esfregue o suã com esta pasta e disponha na superfície o maço de salsinha. Cubra a tigela com filme plástico. Deixe o suã tomar gosto de um dia para o outro dentro da geladeira.
  5. No outro dia, lave o arroz e deixe escorrer sobre uma peneira.
  6. Aqueça o azeite de oliva em uma panela, junte o suã (sem o maço de  salsinha) e frite por 15 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Durante este tempo vá adicionando um pouco de água. No final do cozimento a carne da suã deverá estar bem macia. Vá adicionando um pouco de água de vez em quando e deixe cozinhar por 30 minutos ou até ficar macio. Aumente o fogo.
  7. Junte o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por mais 4 minutos. Misture 4 xícaras (chá) de água fervente e acerte o sal. Deixe no fogo por mais 5 minutos ou até ferver. Abaixe o fogo.
  8. Acerte o sal, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar por mais 20 minutos ou até o arroz ficar al dente. Retire do fogo e sirva em seguida.

 

Fonte: www.azeite.com.br

Arroz com Suã - Foto: Aldeia
Arroz com Suã - Foto: Aldeia
 Veja também
O angu é uma receita muito comum em Goiás, é um dos principais acompanhamentos da galinhada. Seu ingrediente base é o milho-verde. Além dele são adicionados à receita apenas sal e água. As receitas de...Saiba mais
Este prato é basicamente como uma grande empada normal, mas a mistura dos recheios é original do estado. Comumente se usa carne de frango e porco, porém a ideia do empadão é que se tenha liberdade...Saiba mais
Os frutos do cerrado têm grande importância como ingredientes na culinária goiana. Não apenas no arroz, mas também em outras receitas o pequi é muito usado. Neste prato ele pode ser usado na forma de...Saiba mais
Destinos Goiás
Publicidade