Parque de Lazer do Arroio Guaçu - Foto: Ascom Prefeitura |
A formação do pequeno povoado de Mercedes se deu através da Empresa Colonizadora Rio Paraná S. A. - Maripá, com sede em Porto Alegre (RS), a qual a partir de 1946 se instalou no município de Toledo e passou, então, a colonizar a chamada Fazenda Britânia. A ocupação do espaço onde hoje se localiza o município de Mercedes ganhou forças no ano de 1952, juntamente com a Vila de General Rondon (atual Marechal Cândido Rondon), ambas pertencentes ao município de Toledo.
Em 1960 foi criado o município de Marechal Cândido Rondon e Mercedes passou a fazer parte daquele, elevado a categoria de Vila. Já no ano de 1962, Mercedes sendo um povoado com perspectivas de se desenvolver, tornou-se Distrito do jovem município de Marechal Cândido Rondon pela Lei Estadual nº 4668. A emancipação político-administrativa de Mercedes ocorreu sob a Lei 9.370 de 1990 quando a população optou pela autonomia municipal por intermédio de um plebiscito, mas a estrutura para gestão própria foi implantada apenas em primeiro de janeiro de 1993.
No vigoroso processo de ocupação destacam-se dois fluxos migratórios importantes. No primeiro, migrantes de ascendência européia, vindos dos estados do Rio Grande do Sul e, em parcela mais considerável, de Santa Catarina, chegaram à busca de novas terras e no intuito de realizarem aqui seus sonhos adquirindo melhores condições sócio-existenciais. Estes migrantes, motivados pela propaganda de que o Oeste do Paraná era um local de terras férteis e bom para se viver, foram os que contribuíram na formação ocupacional, com a construção de escolas, igrejas e casas comerciais. Um segundo grupo de migrantes saídos das regiões Norte e Nordeste do Brasil e outros liberados das lavouras de café do Norte do Estado também se fez importante. Estes últimos experimentaram pois, uma migração dentro do próprio estado.