Festa do Carneiro no Buraco

Os buracos onde cozinha o carneiro - Foto: Prefeitura Mun de Campo Mourão
Os buracos onde cozinha o carneiro - Foto: Prefeitura Mun de Campo Mourão

Prato típico de Campo Mourão, o carneiro no buraco é a o principal atrativo de uma festa nacional com três dias de duração, comemorada no mês de julho,  desde 1990. Essa festa tem por objetivo passar a receita do carneiro e esse costume de assá-lo em um buraco para as novas gerações.

É o prato típico de Campo Mourão. A iguaria foi criada por três pioneiros da cidade, no início da década de 1960, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, foram os pioneiros no desenvolvimento da iguaria. No início o prato era servido esporadicamente apenas em festas de amigos, na década de 1980 passou a ser servido também quando autoridades visitavam o município.

Um movimento encabeçado pela confraria da Boca Maldita local levou a oficialização da iguaria como prato típico em 1990 e a primeira Festa do Carneiro no Buraco foi realizada já no ano seguinte. O evento acontece sempre no segundo final de semana de julho. A Festa Nacional do Carneiro no Buraco acabou transformando o prato típico em verdadeiro símbolo de Campo Mourão sendo uma festa extremamente importante, cerca de 150 mil pessoas prestigiam anualmente o evento, divulgando o Município em todo Brasil e em outros países.

Visitada anualmente por mais de 150 mil pessoas, a Festa Nacional do Carneiro no Buraco é realizada no Parque de Exposições Getulio Ferrari, na BR 158, saída para Maringá. O evento é organizado pelo município de Campo Mourão e acontece durante cinco dias. O ponto alto dos festejos é o domingo da festa, quando é servido o almoço do Prato Típico. Nesse dia, a cidade recebe turistas de todo o Brasil e do exterior. Cerca de 140 tachos do carneiro no buraco são servidos para nove mil pessoas e parte da renda arrecadada é destinada para manutenção de entidades sociais da cidade.

A festa oferece para os visitantes shows, exposições, feira da agroindústria familiar, leilões de gado, artesanato, café colonial, festivais e espetáculos ao ar livre, parque de diversões, rodeio e muitas outras atrações. Quem visita o Parque nestes dias também encontra boas opções em gastronomia com diversos restaurantes e lanchonetes que oferecem de refeições elaboradas ao fast food tradicional das festas populares.

Há, ainda, espaços para a comercialização de produtos regionais e expande-se o agronegócio com exposição, feira e leilões de gado e de implementos, entre outros produtos.

Fonte: Prefeitura de Campo Mourão-PR

Festa do Carneiro no Buraco - Foto: Prefeitura Mun de Campo Mourão
Festa do Carneiro no Buraco - Foto: Prefeitura Mun de Campo Mourão
Acendendo o fogo - Foto: Prefeitura Mun de Campo Mourão
Acendendo o fogo - Foto: Prefeitura Mun de Campo Mourão
Festa do Carneiro no Buraco - Foto: Prefeitura Mun de Campo Mourão
Festa do Carneiro no Buraco - Foto: Prefeitura Mun de Campo Mourão
VER MAIS 11 FOTOS
 Veja também
A Festa do Leitão Fogo de Chão é um evento gastronômico já considerado como uma das festas mais populares da região, oficializando o leitão, como prato típico da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima. O objetivo dessa deliciosa festaSaiba mais
Todo mês de setembro os moradores de Toledo se reúnem para fazer uma competição de qual equipe irá preparar a melhor receita de porco no rolete, prato típico local, que consiste em um porco recheado...Saiba mais
A Festa do Divino é de origem portuguesa. Essa Festa chegou ao Paraná com os açorianos, no século XVIII, e é dedicada ao período em que o Espírito Santo esteve na presença dos apóstolos, após a...Saiba mais
Destinos Paraná
Publicidade