Últimos posts
Pontos Turísticos em São João del-Rei
Rua Santo Antonio (Caminho dos Bandeirantes) - Foto: Bernardo Gouvea (Licença-cc-by-sa-3.0)
Rua Santo Antonio (Caminho dos Bandeirantes) - Foto: Bernardo Gouvea (Licença-cc-by-sa-3.0)

Visitar São João del-Rei é realizar uma viagem no tempo. Retornar centenas de anos na história do Brasil. É reviver um passado de lutas e belezas. Dedique alguns dias para conhecer todos os monumentos, fazer alguns roteiros, conhecer as cachoeiras, montanhas e trilhas das serras, conhecer as personalidades que foram parte da história do Brasil e conhecer o povo acolhedor com seus costumes.

Principais Pontos Turísticos de São João Del Rei:

Antiga Casa de Intendência
A antiga Casa da Intendência funcionou no local onde hoje existe a Escola Estadual Maria Tereza. Alguns anos antes, a Intendência funcionava na casa onde residiu o Barão de Itambé.

Casa Colonial
Nesta grandiosa casa funcionou por muitos anos o Grande Hotel de São João Del Rei. No ano de 1889, aconteceu uma inusitada situação política: Silva Jardim precisou se retirar às pressas para se defender dos monarquistas são-joanenses, que, reagindo à sua tentativa de discursar a favor dos republicanos, apedrejaram o hotel.

Casa de Bárbara Eliodora
Neste casebre nasceu e se casou a poetisa Bárbara Eliodora, mulher do poeta e inconfidente Alvarenga Peixoto. Hoje, dá lugar a Secretaria Municipal de Turismo e o Museu Tomé Portes Del Rei. Ao fundo está instalada a Biblioteca Municipal Batista Caetano de Almeida. Possui precioso acervo com obras antigas e raras como L’Éncyclopedie Methodique de Diderot e d’Alembert e o jornal político francês Le Moniteur Universel, além de volumes de autores clássicos da literatura latina, francesa, inglesa e portuguesa dos séculos XVIII e XIX.

Casa de Câmara e Cadeia
Atual Prefeitura Municipal, o imponente sobrado foi inaugurado em 1849 para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia da Vila de São João Del Rei, funcionando no andar superior a Câmara Municipal e no térreo a Cadeia, segundo costume da época. Em 1925, a cadeia foi transferida temporariamente para o Largo do Carmo, sendo instalada no local a Biblioteca Municipal. É um dos principais pontos turísticos em São João del-Rei.

Casa do Barão de Itambé
No período colonial, este majestoso solar funcionou como Casa da Intendência, passando a pertencer no século XIX ao Barão de Itambé. Junto à fachada principal, um passo da Paixão de Cristo demonstra a fé das famílias mineiras.

Casa do Barão de São João Del-Rei
O sobrado pertenceu ao Barão de São João Del Rei. No ano de 1881 o imperador Dom Pedro II nele se hospedou, por ocasião da inauguração da Estrada de Ferro Oeste-Minas. Até alguns anos atrás, foi sede da 34ª Superintendência Regional de Ensino e no momento está sem utilização.

Casa do Padre José Maria Xavier
Nesta casa nasceu o Padre José Maria Xavier (1819 – 1887). Consagrado compositor colonial, produziu vasto repertório de músicas sacras, conhecidas no Brasil e no exterior. No Largo do Rosário, há um busto em sua homenagem.

Chafariz Colonial
O chafariz foi trazido da Europa em 1887 e erguido ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. É conhecido como chafariz colonial.

Chafariz da Legalidade
Construído em 1834 pela Câmara Municipal, o chafariz serviu para registrar um fato histórico: São João Del Rei foi capital provisória da Província de Minas Gerais em 1833, em decorrência de uma sedição militar ocorrida em Vila Rica.

Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Criado em 1951, o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier é reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação. Oferece vários cursos de formação artístico-musical como: canto, violão, violino, flauta, clarineta e piano. Possui orquestra, coral e conjuntos instrumentais formados por seus alunos.

Estação e Museu Ferroviário
Inaugurado em 1981, ano do centenário da Oeste-Minas, o museu reúne equipamentos, peças mecânicas, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia na região. O museu funciona nas dependências da Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Oeste-Minas, uma construção típica do século XIX com belíssima cobertura em ferro. Exibe, também, a primeira locomotiva com vagão de luxo utilizada para uso da administração e uma coleção de 11 locomotivas a vapor Baldwin, além de carros e vagões de carga. É um dos pontos turísticos em São João del-Rei mais famosos e mais visitados.

Memorial Tancredo Neves
Composto por nove salas de exposição, o memorial reconstitui a vida do ex-presidente Tancredo de Almeida Neves, desde sua infância em São João Del Rei até sua morte em 1985.
Endereço: Rua Padre José Maria Xavier, 7 – Centro

Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra está instalado onde funcionou a segunda Cadeia Pública da Vila de São João Del Rei. Com a transferência da cadeia em 1850, o prédio foi arrematado por particulares e, em 1983, adquirido pela Companhia de Cigarros Souza Cruz para implantação do museu. O acervo reúne peças sacras, paramentos, imagens e pratarias. São destaque a cabeça de Cristo atribuída ao Aleijadinho, a pintura “Fuga para o Egito” de Venâncio do Espírito Santo; que tem como cenário a antiga vila, e o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, remanescente da Fazenda do Pombal.
Endereço: Pç. Embaixador Gastão da Cunha, 8 – Centro

Museu Regional de São João Del Rei
O sobrado, que pertenceu ao Comendador João Antônio da Silva Moura(1806-1866), abriga hoje o Museu Regional de São João Del Rei e está aberto à visitação pública desde de 1963. Muitas peças dos séculos XVIII e XIX compõem o acervo como móveis, imagens e objetos industriais, teares e roca de fiar. Entre as muitas imagens, estão duas figuras de presépio e uma imagem de São Sebastião atribuídas ao Aleijadinho. O museu ainda possui uma biblioteca e arquivo com jornais, fotografias e documentos cartoriais da antiga Comarca do Rio das Mortes. Um anexo abriga o escritório técnico do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Conheça mais sobre São João del-Rei
Destinos Minas Gerais
Publicidade