Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em Santa Maria de Jetibá
A cidade mais pomerana do Brasil - Foto: Renaldson Boone
A cidade mais pomerana do Brasil - Foto: Renaldson Boone

Em Santa Maria de Jetibá, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Ilha preservada
Passeios alternativos podem ser feitos ao Pesque-Pague Cavalo Baio e à preservada Ilha Berger, localizada no meio do Rio Santa Maria. Lá há uma boa infraestrutura para o turista, com serviço de bar e área de camping.

Tornou-se parada obrigatória
A cidade mais Pomerana do Brasil, Santa Maria de Jetibá, conta com mais um atrativo turístico. Inaugurado em homenagem aos 150 anos da Imigração Pomerano no Espírito Santo, localizado na Praça do Imigrante Pomerano, o Monumento Pomerano tornou-se parada obrigatória, turistas e moradores da cidade adoram tirar uma bela foto ao lado da Família Pomerana.

Belas montanhas, rios e cachoeiras
O turismo na região tem tanto o objetivo natural, com belas montanhas, rios e cachoeiras, como cultural, já que há algum tempo os pomeranos perceberam que suas tradições estavam se esvaindo. O idioma pomerano é na verdade, um dos dialetos que se falava na região, mas não existe na linguagem escrita, o que dificulta o aprendizado.

Produz mudas nativas e exóticas
Os principais pontos históricos são a Igreja Luterana, inaugurada em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes pomeranos, e o Museu da Imigração Pomerana, construído na década de 1930, que conta a história desse povo. Próximo ao centro está o Horto Municipal, área verde de 32 hectares que produz mudas nativas e exóticas.

Circundado por Mata Atlântica
O principal marco natural é a Pedra do Garrafão (foto), na Serra Geral, ponto culminante da região com 1.460 metros, circundado por Mata Atlântica. Deve-se passar também pela Hidrelétrica do Rio Bonito, barragem inaugurada em 1962 que forma um lago com 22 km de extensão. Durante a época chuvosa, no verão, forma uma cachoeira. Aliás, a cidade tem mais cachoeiras: Cachoeira do Lanka, da Pousada das Águas e a do Pastor (esta é a maior, com 30 metros de queda).

Conheça mais sobre Santa Maria de Jetibá
Destinos Espírito Santo
Publicidade