Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Pontos Turísticos em Santa Maria de Jetibá
A cidade mais pomerana do Brasil - Foto: Renaldson Boone
A cidade mais pomerana do Brasil - Foto: Renaldson Boone

A cidade conta vários pontos turísticos como o Horto Florestal (reserva de preservação encontrado na comunidade de São Luís), Pomer Haus Hotel (hotel com estilo das casas pomeranas), Pedra do Garrafão, Clube Cavalo Bahio, diversas cachoeiras espalhadas pelo interior do município, etc.

Museu da Imigração Pomerana
Uma casa típica Pomerana com janela azul e parede branca esta é a estrutura física do Museu Pomerano de Santa Maria de Jetibá. Em seu arquivo é possível conhecer um pouco mais sobre a história e a chegada dos imigrantes ao Estado do Espírito Santo assim como a ocupação do Município. Além da história o museu também possui acervo fotográfico e objetos antigos que relatam detalhes sobre a cultura Pomerana. O museu está localizado na Rua Dalmácio Espíndula, Nº 32 a visitação é gratuita e o funcionamento ocorre de terça-feira à domingo das 9:00 às 17:00h e no sábado e feriados das 11:00 às 17:00 horas. 

Monumento ao Imigrante
A cidade mais Pomerana do Brasil, possui um belo cartão postal que vale a pena ser visitado. Localizado na Praça do Imigrante Pomerano, o monumento Pomerano foi construído e inaugurado em homenagem aos 150 anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo. Hoje o monumento é parada obrigatória para os turistas, moradores e demais interessados que registram sua passagem pelo local e levam uma recordação da cidade.

Barragem do Rio Bonito
Um percurso de 22 km de água com uma paisagem exuberante esta é a melhor definição para um dos mais belos cartões postais do município de Santa Maria de Jetibá. Localizada no distrito de Rio Bonito, a Barragem é responsável pelo abastecimento de água da Grande Vitória o que propícia o atendimento das necessidades humana, assim como o desenvolvimento e crescimento industrial, agropecuário entre outras atividades. A barragem foi inaugurada no ano de 1962.

Ao seu entorno é possível admirar um bonito e preservado conjunto da Mata Atlântica, nas áreas mais altas entre 600 a 1200 metros de altitude, pode-se observar uma vegetação característica de regiões frias, com a presença de samambaias, bromélias, orquídeas, arbustos e árvores de pequeno porte. Já mas áreas de encosta, ou mesmo em vales que estejam em altitudes que variam entre 50 – 600m, a floresta é exuberante, alta e bem homogênea. Nesta altitude as palmeiras são menores, mas frequentes, assim como, as samambaias gigantes, sendo rica em bromélias e orquídeas. As Florestas formadas nesta altitude são chamadas de Sub montanha, ou Floresta de Encosta.

Estilo Enxaimel
Surgido pela influência dos primeiros imigrantes que se instalaram no município de Santa Maria de Jetibá no início da colonização, o Estilo Enxaimel também compõe o quadro dos pontos turísticos da cidade. Hoje existem incentivos para comércios e residências que aderirem ao movimento, que tem como objetivo caracterizar a cidade com um charme todo especial.

Horto Municipal
Localizado a 5 quilômetros de distância do centro o Horto municipal é uma área ambiental com 32 hectares destinada à produção de mudas nativas, ornamentais e exóticas. As mudas ornamentais e medicinais produzidas são utilizadas na ornamentação de praças e jardins do município. Além da produção de mudas o horto também é utilizado como centro de educação ambiental sendo um excelente local para exploração do ecoturismo. Por mês aproximadamente 240 pessoas entre turistas e munícipes visitam o local que permite um contato direto com a natureza formando um belo cenário para fotos.

Igreja Luterana
Localizada no centro da cidade, a Igreja de Confissão Luterana no Brasil juntamente com o Coreto tornaram-se dois pontos turísticos históricos. A construção da Igreja remete-se ao dia 14 de julho do ano de 1918. Mesmo com o passar dos anos, boa parte dos pomeranos ainda seguem a religião luterana.

Pedra do Garrafão
Distante 38 km da sede do município, com 1.460 metros de altura, sendo possível visualizar de Oeste-Leste o formato de um garrafão. Estas são as características principais da Pedra do Garrafão localizada no distrito de São João Garrafão. O clima agradável com baixas temperaturas e a bela paisagem composta pela vegetação da Mata Atlântica proporciona a prática do esporte, sendo permitido fazer a escalada na pedra, tendo um contato direto com a natureza que proporciona um momento único de aventura e lazer.

Gastronomia
Nada de moqueca capixaba. Em Santa Maria de Jetibá a culinária tem muitos pratos alemães e pomeranos. A Tee Haus (Casa de Chá Beijinho Doce) é a principal especializada nesses pratos. Vale a pena experimentar o Spitsbuben, o Strudel (bolo de frutas) e o Milhabrot (pão de milho com batata doce, cará, aipim e fubá de milho). Também experimente as geléias de frutas da região como ameixa e banana.

Conheça mais sobre Santa Maria de Jetibá
Destinos Espírito Santo
Publicidade