Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Pontos Turísticos em Ibatiba
Monumento ao Tropeiro na Br-262 - Foto: Hvl (Licença-cc-by-sa-3.0)
Monumento ao Tropeiro na Br-262 - Foto: Hvl (Licença-cc-by-sa-3.0)

Inserida no Caminho dos Tropeiros que percorriam as Gerais, a economia da cidade era sustentada pelas plantações de café. Hoje é incrementada pelo agroturismo e pela preservação da cultura tropeira, que se espalha na arquitetura, na gastronomia e nos costumes.

Para incentivar a atividade, foi criado o Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros, que inclui empreendimentos como pousadas, restaurantes e sítios com produção e venda de frutas, geleias, doces, mel, café e vinho. Os espaços funcionam em antigas fazendas de café, erguidas entre o final do século 19 e meados do século 20. Em muitas, é possível acompanhar a lida diária envolvendo mulas e carros de boi – sem contar a presença dos antigos tropeiros, que contam emocionados suas próprias histórias.

Os cenários são perfeitos para apreciar a boa mesa, preparada no fogão à lenha e à base de receitas tradicionais – feijão tropeiro, carne de porco na lata, torresmo, linguiça, couve e angu. O melhor é saber que se pode aproveitar tudo isso sem culpa – a região é repleta de trilhas que levam a cachoeiras e pontos de prática de esportes de aventura como rapel e voo livre.

Horto Florestal Municipal de Ibatiba - ES
Esta reserva ambiental que em 1992 foi apresentada ao mundo como a segunda maior floresta urbana heterogênica do país (a maior floresta destes moldes é a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro), sendo exibida em um documentário no encontro ambiental Rio-92. Segundo Dr. Renato Moreira de Jesus (Floresta Rio-Doce) para a Revista Guia EStradas 2004.

Sua origem se deu pelos problemas que ocorriam na área, já que está localizada na faixa batizada pelo geógrafo Aziz N.Ab´Saber de Mares de Morros, por seu relevo, clima e vegetação característicos, apresentava erosões profundas, perda de fertilidade dos solos, habitações irregulares entre outros problemas. Daí as encostas dos morros nos bairros Floresta, Brasil Novo e Novo Horizonte, receberam os primeiros plantios.

 

Conheça mais sobre Ibatiba
Destinos Espírito Santo
Publicidade