Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Pontos Turísticos em Conceição da Barra
Praia da Barra - Foto: Juniorzzi (Licença-cc-by-sa-3.0)
Praia da Barra - Foto: Juniorzzi (Licença-cc-by-sa-3.0)

Conceição da Barra é privilegiada por suas praias de águas mornas, sua natureza, dunas, muito verde, áreas de proteção ambiental, cultura e história. Suas praias são bem extensas e contornam com restinga, contudo, são os principais atrativos locais. Os visitantes também curtem o Carnaval de rua de Conceição da Barra, considerado o melhor do Espírito Santo além de suas festas folclóricas locais, a exemplo do Baile de São Benedito, promovido pela comunidade negra da cidade há mais de 300 anos.

Principais Pontos Turísticos de Conceição da Barra:

Laboratório do Altair 
Localizado no centro da cidade. Tradicional comércio de bebidas: licores, batidas de vários tipos de frutas e raízes, como: maracujá, jenipapo, licor de jenipapo, cravo e canela, gengibre, mel e limão, gengibre com mel, pitanga, acerola, arruda, boldo, camomila, cipó-cravo, etc. Além de artesanatos do município como: vassouras, samburás, peneiras, cestos, cata-vento de madeira, colher de pau, machucador, lamparinas artesanais, cestos, etc.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Monumento que guarda aspectos arquitetônicos das construções jesuíticas do Espírito Santo no século XVI, mas que foi erguido no século XIX. Guarda em seu interior a imagem portuguesa, de origem barroca, de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da cidade. Está localizada na praça José Luís da Costa, no centro de Conceição da Barra.

Maria Fumaça
A locomotiva “Maria Fumaça” foi adquirida pela família Donato, para ajudar no escoamento das toras de madeiras oriundas da Vila de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra – ES, num tempo em que a necessidade de extração da madeira eram uma grande fonte de renda. Reformada no ano de 2007 em São Paulo, retornou a Conceição da Barra no dia 12 de janeiro 2008 para voltar a funcionar como Trem Turístico Ambiental.

Principais Praias de Conceição da Barra:

Farol da Barra
Localizado na Praia do Farol, a 50 metros do centro. Adquirido na França foi construído em 1914 e sofreu modificações em 1928. Emitia de 30 em 30 segundos dois lampejos para orientação de navegação. É administrado pelo Ministério da Marinha.

Parque Estadual de Itaúnas
É uma área de preservação ambiental brasileira do Estado do Espírito Santo, possui uma área de 3.200 hectares onde coexiste uma grande biodiversidade de espécies, espalhados no relevo da região: mata atlântica, manguezal, restinga, alagados, tabuleiro, rio, dunas e 25 quilômetros de praias, o que transforma a área de preservação do parque em manancial de enorme riqueza. Dos 25 km de orla marítima do Parque, devido à própria preservação, apenas três quilômetros podem ser acessados pelo público em geral, onde são encontrados quiosques e uma infra-estrutura mínima para atender aos visitantes.

Praia Itaúnas
A praia de Itaúnas estende-se por 25 km, iniciando-se na foz natural do Rio Itaúnas ( ao sul) e seguindo rumo norte até o Riacho Doce, curso d'água que separa as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, entre os estados do Espírito Santo e Bahia. Toda a faixa litorânea, incluindo praia, mangue, restinga, dunas e áreas de mosaico está dentro do Parque Estadual de Itaúnas, uma Unidade de Conservação de uso indireto criada em 1991. Três quilômetros de praia estão reservados ao uso público.

Praia da Barra
A praia da barra, com suas águas mornas durante todo o ano, formam na vazante da maré pequenas piscinas rasas e claras. Ao longo da praia vários quiosques, calçadão, iluminação noturna.

 

Conheça mais sobre Conceição da Barra
Destinos Espírito Santo
Publicidade