Últimos posts

Festa do Sairé

Festa do Sairé-Santarém - Foto: Divulgação-SantaremTur
Festa do Sairé-Santarém - Foto: Divulgação-SantaremTur

A Festa do Sairé é uma manifestação religiosa e cultural local, que ressalta os elementos históricos santarenos e que se realiza na vila de Alter-do-Chão, a 30 quilômetros da cidade de Santarém, oeste do Pará. A festa dura três dias e inclui canto, dança e rituais religiosos e profanos, resultantes da miscigenação cultural entre índios e portugueses.

Com o passar dos anos a festividade incorporou elementos profanos e atualmente é um notável produto turístico da região com a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa que acontece no Çairódromo. No mês de Setembro, período de seca do rio, quando surgem as praias de Alter-do-Chão. A festividade começa na quinta feira e tem fim na segunda com a derrubada dos mastros.

A festa começa com o hasteamento de dois grandes mastros enfeitados com diversas frutas regionais, onde há disputas entre homens e mulheres de forma separada, seguido de ritual religioso e danças folclóricas apresentadas pelos moradores do balneário.

No último dia da festa, ocorrem a 'varrição da festa', com a derrubada dos mastros e a 'cecuiara' que significa o almoço de confraternização. A programação tem seu encerramento à noite, com a festa dos barraqueiros que participaram do evento..

No Ritual dos Botos, O enredo tem ideologia ecológica, ao ressaltar a natureza, especialmente o Lago Verde, palco da trama.  Após a morte do boto, ordenado por Tuxaua, pai da Cunhantã-iborari, que foi engravidada pelo golfinho amazônico, recai sobre ele a fúria dos maus espíritos da região.  Em razão desse fato, a pedido do Tuxaua, aparece em cena o Pajé, numa verdadeira apoteose do folclore durante o festival e ressuscita o boto. Emocionante!

Com grande destaque na disputa existente entre o Boto tucuxi e seu rival, o Boto-cor-de-rosa, cetáceos típicos da América do Sul, a festa conserva muito pouco da sua originalidade.

Festa do Sairé-Santarém - Foto: Divulgação-SantaremTur
Festa do Sairé-Santarém - Foto: Divulgação-SantaremTur
 Veja também
A exceção aos 'rigores' da tradição pode ser verificada no município de São Caetano de Odivelas, a 104 km de Belém. Entre as principais características dos 'bois' do município estão o ritmo, as máscaras dos figurantes e a ausência de enredo...Saiba mais
O espetáculo retrata a cultura indígena através de música, arte cênica, coreografias, alegorias e rituais. As tribos são avaliadas pelos jurados em diferentes itens, entre eles, os itens individuais, como a porta-Saiba mais
O colonizador europeu pisou forte quando chegou à Amazônia. Impôs sua cultura, querendo reproduzi-la tal e qual em seus países de origem. Mas o povo que se formou na região reinventou as influências européias, edificando o próprio...Saiba mais
Destinos Pará
Publicidade