Visite Soure
Praia Barra Velha - Foto: Carlos Macapuna
Praia Barra Velha - Foto: Carlos Macapuna

Originária das tribos indígenas Maruanazes e Mundins, a região foi por longo tempo abastecedora de peixes e carnes para Belém. Inicialmente o vilarejo tinha nome de Monte-Forte, depois de Menino-Deus. É o maior município da Ilha do Marajó. O nome Soure foi dado por colonizadores portugueses que identificaram uma enorme quantidade de jacarés, chamados por eles de Sauriuns.Com o tempo, o Vilarejo transformou-se em uma cidade com casas simples, ruas arborizadas.

Um dos seus mais importantes atrativos, está na 'Vila do Pesqueiro', onde tem a fitoterapia como mais uma fonte de renda. Alí agrega uma Associação das Mulheres do Pesqueiro (Asmupesq), onde as nativas comercializam medicamentos naturais, como óleo de andiroba, como também, vendem seus produtos artesanais.

Na Economia, a pecuária é o principal sustento de Soure. Os campos contemplam rebanhos bubalinos, bovinos, eqüinos e suínos. O queijo marajoara, do leite da búfala também tem destaque. A agricultura, principalmente a produção de côco, e frutas nativas como bacuri, murici, abricó, sapotilha, cajarana, entre outras, também é uma importante fonte de renda.A pesca e extrativismo de caranguejo também fazem parte do sustento de muitas famílias caboclas. Soure chega a exportar mensalmente 10 mil crustáceos.

Conheça mais sobre Soure
Fotos Soure
Fazenda São Jerônimo - Foto: Bruna Brandão - (Mtur)Fazenda São Jerônimo - Foto: Bruna Brandão - (Mtur)
Artesanato Mangue Marajó - Foto: Bruna Brandão - (Mtur)Artesanato Mangue Marajó - Foto: Bruna Brandão - (Mtur)
Praia da Barra Velha - Foto: Bruna Brandão - (Mtur)Praia da Barra Velha - Foto: Bruna Brandão - (Mtur)
VER MAIS 18 FOTOS
Destinos Pará
Publicidade